03jul2020

Quando você deve fazer empréstimo para seu negócio?

 

Quando você deve fazer empréstimo para seu negócio?

A pergunta que não sai da sua cabeça: É possível fazer um empréstimo online. MEI consegue empréstimo?

Como a maioria dos casos, acredito que você também acaba agindo dessa forma,  grande parte do dinheiro que entra no seu negócio vem de suas despesas pessoais que você acaba colocando dinheiro no seu negócio e tem o maior orgulho de dizer: “Olha, todo o dinheiro que tem aqui é todo meu eu, não precisei colocar dinheiro de ninguém pegar empréstimo com ninguém”.

Só que, dependendo da situação, pode ser bom ou ruim você pegar dinheiro de pessoa física e colocar na empresa, depois vai para o cheque especial que tem taxas altíssimas, você sabe né? Vai se dar mal você. Ou seja, você sempre precisa considerar a taxa de juros, logo, é necessário estar atento a três pontos:

1º Ponto: Você precisa se perguntar: “Eu realmente preciso desse empréstimo? ”

Precisa ser sincero, e se questionar se existe a possibilidade de aumentar seu faturamento começando outros canais de vendas, fechando novas parcerias, dando atenção aos seus clientes e até a carteira de cliente que está parada clientes e que nunca mais você fez contato. Antes de pensar em empréstimo, é importante você pensar como será possível aumentar a sua receita.

2º Ponto: Cortar os custos de pessoal, às vezes você está gastando demais, mas será que não há custos de desnecessários?

Revise esses dados, faça contas, pense e analise com cautela e cuidado. É importante para você e para o seu negócio.

3º Ponto: Analise se o empréstimo é para a pessoa física ou jurídica.

Como você tudo, é um “balaio de gato” e as suas despesas pessoais e da empresa podem se misturar e, daí, não fica claro para que serve o dinheiro.

Então, antes de ir ao banco, pense nesses três pontos, analise bem. Caso você realmente necessite, veja que há diferença entre financiamento ou financiar algo. Eu quero dinheiro para comprar um maquinário, fazer uma reforma, aumentar minha linha de produção, logo eu entendo qual é a minha necessidade.

Nesse caso, não é empréstimo que você precisa, mas de um financiamento.

Empréstimo você recebe o dinheiro para usar como capital de giro ou pagar fornecedores, por exemplo. Quando isso ocorre, você pega o dinheiro com a taxa de juros menor do que a que eu estou pagando ao meu fornecedor que estou devendo e vou equalizar as minhas despesas.

Sabendo diferenciar se você precisa de financiamento ou empréstimo, a segunda etapa é analisar qual é a linha de crédito ideal para você, então caso o banco tenha linhas de crédito para capital de giro você não pode ir lá e pedir para financiamento. Se você já teve o pedido negado, saiba, muitas vezes isso ocorre por causa da linha de crédito que você não está solicitando a mais adequada.

Um estudo do Sebrae diz que, média, 60% dos empréstimos são negados.

O motivo para isso é porque o principal ativo do banco é o dinheiro e, ele vai preferir emprestar o para quem precisa menos. Quanto mais você precisar, menos ele vai poder te emprestar. Isso ocorre porque ele tem receio que você não pague. Isso chama-se aversão ao risco.

Por fim, quando for pedir empréstimo leve dados e informações coerentes. E não espere estar endividado para pedir empréstimo. Quando isso ocorre, pode ser tarde e, o banco não irá querer te emprestar. Se organize, separe a sua conta pessoal e profissional e, busque ajuda assim que possível, caso veja que a situação financeira não está indo bem, procure algum canal de auxílio, como o Sebrae oferece.

Fique ligadinho, em breve teremos mais conteúdos focados em você, empreendedor.

 

 

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×