12abr2022

Gerando conexão com o seu cliente: entenda a persona e como ela pode mudar as suas vendas

Entender a sua persona vai te ajudar a entender quem você quer alcançar e assim te ajudar a pensar em uma estratégia de conteúdos para aumentar as suas vendas

O mundo está diferente e a maneira como consumimos também mudou. Atualmente, as empresas não vendem mais produtos ou serviços, elas vendem soluções de problemas. Para se adequar a essa nova realidade, precisamos mudar a forma como vendemos.

Você sabia que a persona é parte fundamental da nova maneira de vender, surgida na era digital? Será que o seu negócio está inserido nessa nova realidade?

No texto de hoje, vou te ajudar a entender o que é a persona no marketing digital e como ela pode transformar as suas vendas, aproximando a sua comunicação da realidade e das dores do seu cliente ideal.

Vamos lá?

O que é persona?

A persona é a representação do seu cliente ideal. Podemos dizer que é um personagem baseado em dados e comportamentos reais do seu público-alvo. É um perfil que reúne as principais características dos seus compradores em potencial.

A persona engloba histórias pessoais, objetivos, motivações, desafios, preocupações e dores. A persona busca soluções para suas demandas e o principal papel do marketing digital é criar uma conexão direta com ela, criando uma identificação e apresentando essas soluções.

Ao criar a persona da sua marca, seu objetivo principal é criar estratégias de comunicação alinhadas às demandas do seu público. Mais do que isso: é preciso ter um conhecimento profundo dessas demandas e ser capaz de falar a língua da sua persona.

Por que a persona é tão importante no marketing digital?

Em linhas gerais, a persona é uma excelente ferramenta de segmentação de mercado e por isso tem um papel fundamental dentro do marketing digital. Afinal, um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é fortalecer a relação entre consumidor e marca, gerando confiança e autoridade que vai levar à compra, certo?

Mas como criar conteúdo se eu não sei para quem estou falando?

É justamente neste ponto que a criação da sua persona pode ajudar! A verdade é que é muito mais fácil falar quando temos uma pessoa em mente do que quando imaginamos um público amplo, com diferentes demandas e realidades. Quando falamos para uma pessoa, temos em mente dúvidas, problemas e necessidades reais, assim conseguimos dar mais concretude ao que falamos e gerar mais identificação.

Persona x público-alvo

Uma das maiores confusões que vejo meus clientes fazerem quando criam suas estratégias de marketing é confundir persona e público-alvo.

O público-alvo surge como elemento central quando o marketing deixa de ter como objetivo principal a venda de produtos e serviços e passa a buscar a satisfação do cliente. Essa mudança coloca o cliente no centro da elaboração das estratégias e a comunicação passa a ser mais direcionada.

Neste momento, as campanhas não são mais feitas para uma massa de consumidores, mas para mercados segmentados. Aqui, os consumidores passam a ser divididos por idade, gênero, escolaridade, renda, localização, hábitos de consumo e características pessoais. O público-alvo é, portanto, um grupo de consumidores com características em comum.

Por exemplo, vamos pensar em uma marca de roupa feminina sustentável.  O público-alvo desse segmento são mulheres, entre 19 e 40 anos, escolarizadas, com renda familiar acima de R$ 5.000 e residentes de centros urbanos. São descoladas, modernas e têm uma forte preocupação com o meio-ambiente.

Perceba que essa é uma definição genérica. A persona, por outro lado, cria uma identidade bem definida.

Que tal fazermos juntos o exercício de criar uma persona para a mesma marca? Vamos pensar então em Maria.

Maria tem 32 anos, é jornalista e moradora de Salvador. Não tem filhos e divide um apartamento com uma amiga. Ela gosta muito de moda, está sempre buscando tendências e gosta de roupas que reúnem estilo e conforto. Nos finais de semana, gosta muito de ir a eventos culturais e andar de bicicleta. Maria tem várias plantas, faz compostagem e tenta diminuir sua pegada ambiental.

Você percebe que é muito mais fácil criar uma estratégia de comunicação para a Maria do que para um grupo genérico? Ao falar com o seu público-alvo, você pode cair no erro de generalizar, simplificar ou fazer uso de estereótipos. Afinal, o ser humano é complexo e único.

Criar a sua persona, portanto, vai te ajudar a lidar com essa complexidade, criando uma comunicação mais assertiva e personalizada. Enquanto o público-alvo aponta uma direção, a persona considera que do outro lado da tela há um ser humano com quem a sua marca quer criar uma relação.

Em mídias pagas, por exemplo, é o público-alvo que vai determinar as configurações do meu anúncio, mas é a persona que vai definir como e o que eu vou falar.

Como definir sua persona pode fazer com que o seu conteúdo se converta em vendas

Entender sua persona vai transformar o seu conteúdo e alavancar suas vendas
Entender sua persona vai transformar o seu conteúdo e alavancar suas vendas

Agora que você já entendeu o que é uma persona e como ela é totalmente diferente do público-alvo, eu vou te mostrar como criar a persona da sua marca vai te ajudar a vender mais:

  • Entender o valor do seu produto para o seu público

Ao criar a persona da sua marca, você vai entender melhor quais são as dores do seu público e o que ele realmente busca quando procura o seu produto. Como falamos no comecinho deste texto, hoje em dia nossas vendas precisam estar focadas em soluções. Mas como vender uma solução, se não temos muito evidente quais são as demandas?

  • Definir os canais de comunicação

Ao definir a minha persona, vou entender a sua rotina, os seus canais de preferência, o processo que ela usa para se informar e interagir com as marcas. A partir daí, consigo definir em quais canais de comunicação investir.

Afinal, eu preciso estar onde os meus clientes estão, certo?

  • Definir linguagem e tom de voz

Depois de definir os canais de comunicação, o passo seguinte é definir a linguagem e o tom de voz que vai ajudar a minha mensagem a chegar nos meus clientes. 

  • Definir minha estratégia de conteúdo

A sua persona vai te dizer as principais dores, dúvidas e necessidades do seu cliente. E cada uma delas pode gerar uma nova pauta de conteúdo. Em linhas gerais, o seu conteúdo deve resolver qualquer questão que esteja impedindo a sua venda, guiando o consumidor até o momento de fechar a compra.

Agora é com você!

Agora eu quero saber de você, empreendedor: você já tem definida a sua persona? Como ela te ajudou a criar suas estratégias de comunicação?

Se você ainda não tem a sua persona definida, fica com a gente que, no próximo post, vamos fazer um guia completo para criação de persona. Para não perder nenhum conteúdo inédito, me siga em todas as redes sociais e entre no nosso grupo do Telegram, lá temos uma troca diária.

TELEGRAM

 

E não esqueça: se o meu conteúdo te ajudou, compartilhe este texto com outros empreendedores!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×