empreenda a si mesmo

18maio2020

Empreenda a si mesmo: Cuide seus hábitos!

Empreenda a si mesmo e mantenha cuidado com os seus hábitos! Eles podem estar prejudicando a sua empresa!

Quantas coisas você já prometeu para os outros e para si mesmo e não conseguiu colocar em prática?

Nós, geralmente, ficamos empolgados por alguns momentos com aquela proposta, mas dentro de pouco tempo esquecemos o que prometemos e voltamos para a nossa rotina habitual.

Isso acontece gente, porque fazer o que prometemos na maioria das vezes exige um esforço maior, que força a nossa saída da zona de conforto, e ninguém se sente bem em sair da sua zona de conforto, não é?

1 – Empreenda a si mesmo: Para refletir sobre isso, responda!

  • Quantos encontros você já marcou com colegas de trabalho para colocar em prática uma ideia ou iniciar um novo projeto e depois daquele dia ninguém falou mais nada?
  • Quantas coisas você planejou ano passado, e até este ano, e ainda nem deu o primeiro passo para iniciar?

Portanto, nós queremos sair do lugar de onde estamos, mas não nos movemos efetivamente para isto.
Sempre temos uma desculpa para não realizarmos aquilo que nos propomos a fazer e que sabemos que é importante:

“… foi por causa de muito trabalho, o tempo curto, falta de dinheiro…”.

Nós damos as desculpas e as aceitamos sem ao menos criticar “como posso ser tão omisso em não cumprir com minhas promessas e planejamentos?”. Isso é o que vejo no dia-a-dia dos meus trabalhos de mentorias.

2 – Reunião cancelada

As pessoas me contratam para promover algumas mudanças em suas empresas; a fim de resolvermos juntos alguns problemas de gestão. Porém, o meu maior desafio é fazer com que os empresários fiquem motivados e energizados para colocar em prática e manter o que iniciamos.

Por exemplo: Um dia, um cliente desmarcou a nossa mentoria porque estava muito corrido e atarefado. O que perguntei a ele foi: “Você está corrido e atarefado porque tem que resolver muitos problemas na sua empresa, certo?”

E ele me respondeu: “sim”.

Eu respondi : “Você vai continuar assim por muito tempo até a sua empresa quebrar…”.

Parece duro da minha parte, mas ele me contratou para melhorarmos a gestão da empresa dele, e ele não conseguia sair da sua rotina, nem dos seus costumes.

Então, depois disso ele parou por alguns minutos e respondeu: “Ok, vamos manter a reunião”.

Em seguida, tempos depois, ele passou a me ligar e mandar mensagem perguntando se poderíamos marcar mais frequentemente, pois, uma vez por semana já não era mais suficiente.

A partir daí, ele se tornou ciente de que para ele sair daquela situação e fazer a empresa crescer, ele teria que se esforçar mais e encontrar tempo para priorizar a prática das ações que tínhamos acordado. Ou seja, ele teve que contrariar seus hábitos e sair da sua zona de conforto.

3 – 5 Dicas para condicionar você a cumprir seus objetivos

Aí você pode estar pensando: eu quero fazer isso sair da minha zona de conforto, mudar meus hábitos e cumprir minhas promessas, mas como fazer? Empreenda a si mesmo da seguinte forma:

1 – Eu particularmente sou focada e determinada para cumprir as minhas promessa. Então posso compartilhar contigo algumas práticas

2 – Escreva as coisas que você prometeu em um local que você possa ver e se incomodar.

3 – Se possível escreva também em outros locais frases de impacto como: “Pare de reclamar e aja! Vou cumprir o que prometi e ponto final!”.

4 – No meu caso particularmente, eu divido com algumas pessoas próximas os meus planos, pois elas vão me perguntar depois em algum momento.

5 – Se recompensar também é uma excelente estratégia. No livro de Charles Duhigg, “O Poder do Hábito”, ele explica sobre a recompensa.

Eu diria o seguinte:

Quando conseguir fazer aquilo que prometeu por menor que seja a ação, se elogie, comemore internamente, se diga palavras positivas e pense no resultado que terá se continuar. Você está com medo de parecer louco? Melhor ser um louco feliz e realizado do que um normal frustrado. Para mim também funciona ao contrário:

Quando deixo de fazer algo que prometi a mim mesma ou deixei combinado com alguém, eu reflito sobre o que aconteceu e como isso me prejudicou. Não aceito as minhas desculpas, e isso me move a evitar tais atitudes mais uma vez.

Mesmo que às vezes demore um pouco, nunca deixo de colocar em prática os meus planos. As recompensas vêm com o fortalecimento da minha autoestima, com a credibilidade que as pessoas me dão e os resultados que tenho alcançado.

Então, mude seus hábitos! Saia da zona de conforto, prometa a si mesmo que vai colocar em prática os seus planos, transforme-os em ações no seu dia a dia e não aceite mais deixar sempre para depois a realização dos seus sonhos, pois o tempo passa rápido ao ponto de em algum momento não dar mais tempo de realizar seus sonhos. Empreenda a sua vida!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×