recrutamento de pessoas

18maio2020

Recrutamento de Pessoas: Ações para um bom relacionamento com a equipe

O recrutamento de pessoas e as ações para um bom relacionamento com a sua equipe são essenciais para que a empresa caminhe com sucesso!

Recrutamento de pessoas: Como motivar e dirigir pessoas em uma organização?

Então, vamos falar de forma prática como agir, como melhorar nosso relacionamento com os colaboradores.
É preciso ter em mente que não é um processo fácil, mas também nada é impossível. O caminho será desmotivador, pois muitos não irão acreditar nem validar seu esforço por mudança. Mas seja sincero e faça com o coração.

Pois este é o caminho para um novo relacionamento com sua equipe. Lembre-se que eles são uma parte da sua família. Logo, abaixo, seguem algumas ações básicas que devem ser praticadas.

1 – Recrutamento de Pessoas

Tenha em mente que você precisa ser duro e sincero durante todo o processo de recrutamento e seleção. Comente em detalhes toda rotina de trabalho, as dificuldades, as partes positivas. Se seu negócio passa por sazonalidade, deixe claro os períodos.

Em seguida, assim que selecionar os candidatos em potencial faça um convite para que eles passem um dia com vocês, como parte da equipe e peça que ele faça uma análise sobre a empresa e perceba se a empresa está dentro daquilo que ele está buscando.

Por fim permita que todos participem do processo e deixe a decisão na mão do seu futuro colaborador. Deixe claro que ele deve decidir se quer ou não participar da sua equipe. É muito importante não “usar maquiagem” no seu processo, você precisa ser realista e sincero já no processo seletivo.

2 – Envolvimento

Outro ponto do recrutamento de pessoas é envolver todos nos processos, lembre que eles são responsáveis por colocar a mão na massa. Deixe que participem do processo de compra, do processo de seleção, que eles opinem em relação a necessidade de alguma mudança.

Porém, isso não quer dizer que a última palavra será deles, mas todos estarão envolvidos, ajudando e sinalizando o que é importante para que o trabalho seja desenvolvido com excelência. Estas atitudes acabam gerando comprometimento de todos nos processos por que eles sabem que fazem parte.

3 – Ouvir x Escutar

Neste momento, pergunte-se: você sabe a diferença entres estas duas palavras? Ouvir remete ao sentido da audição; é aquilo que o ouvido capta. Já escutar é o ato de OUVIR com ATENÇÃO, é processar a informação recebida.

Portanto, escute seus colaboradores, valide as informações passadas por eles. Tudo é importante e caso não seja possível, explique o motivo ou entre em uma discussão entre pontos positivos e negativos daquela decisão.

4 – Respeito

Preze sempre pelo RESPEITO. Respeito deve ser a palavra de ordem entre todos. Em todos os sentidos respeito diário, respeito pelo sentimento, pela dor, pela preguiça, pelo mal-estar, lembre que somos humanos e em alguns dias não estamos bem e precisamos de apoio e quando encontramos alguém que nos oferece isso retribuímos com GRATIDÃO e quando você precisar desse apoio também irá receber.

5 – Respostas imediatas

Então, tenha atenção neste ponto, não precisamos dar respostas imediatas para NINGUÉM, não importa a pergunta. Prefira responder com algumas das frases: Vou verificar. Podemos ver? Te respondo daqui a pouco. Pode ser?

Pois este pequeno ato lhe ajuda a tomar decisões mais corretas com menor possibilidade de erro, diminuindo a possibilidade de precisar voltar atrás .

6 – Clareza

Outro sim, deixe sua equipe ciente do que está acontecendo na empresa, não é necessário expor números, mas é importante sinalizar vendas baixas, vendas altas, aumento esperado no faturamento. Assim todos ficam cientes da real situação e entendem que fazem parte do sucesso e do fracasso da empresa.

7 – Comemore

Comemore sempre, cada vitória, cada conquista. Não é preciso dar uma festa, comemore com eles por uma boa negociação, uma nova parceria, um novo fornecedor, um bom dia, uma boa produção. Enfim comemore os pequenos detalhes.

8 – Faça “surpresas”

Surpreenda! Não é necessário muito para ser feliz, faça pequenas surpresas. Inesperadas, sem data marcada, sem motivo. Traga lanches para o final da tarde, pode ser um bolo, uma bala, um chocolate. Apenas um pequeno agrado.

9 – Elogie

Enfim, conquiste seus colaboradores. Elogie um corte de cabelo, um esmalte novo, uma pequena atitude realizada durante o dia, uma simples ideia. Mostre que você também está atento as mudanças deles, assim eles entenderão que fazem parte de uma grande família.

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×