começar a empreender do zero

06maio2020

Começar a empreender do zero: Fazer ou não fazer um plano de negócio?

Vai começar a empreender do zero? Então é preciso responder: fazer ou não fazer um plano de negócio?

Eis a questão!

Eu sou Flávia Paixão, Especialista em Gestão de Pequenas Empresas e Embaixadora de Jovens Empresários e quero dominar o mundo com você! Você já está cansada de ouvir isso….

Hoje, vamos discutir os prós e contras de usar o plano de negócio como ferramenta de planejamento. Em uma mentoria que fiz com um empresário, foi levantado este questionamento. Ele se sentiu mais leve em ouvir o meu ponto de vista sobre o plano de negócio.

Ele pôde achar a resposta para a pergunta que paira na cabeça do empreendedor: FAZER OU NÃO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO, EIS A QUESTÃO?! Hoje você terá a resposta!

começar a empreender do zero

Começar a empreender do zero: Plano de negócio

Estou trazendo este questionamento para este artigo porque sou bombardeada com esta pergunta no meu direct, Whatsapp, cartas, e-mails, SMS. Vamos falar sobre isso, por conseguinte. O que vejo na grande maioria esmagadora são planos de negócios, depois de meses de trabalho e um investimento que não é barato, sendo engavetados com mofo e teias de aranha. Isso é, quando o empresário sabe onde está! Muitas vezes ainda na caixa de spam…

O plano de negócio é desprezado pelo empresário, porque muitas vezes ele não participou da pesquisa, já que ele contratou uma empresa, pois estava muito ocupado cuidando das burocracias necessárias para abrir uma empresa. Vamos confessar que são tantas informações que você não sabe nem por onde começar.

Um ponto que considero importante destacar para você é que as informações contidas no plano de negócio muitas vezes não condizem com a realidade. Como assim, Bial? Veja o seguinte já vi empresas começarem de ficar até 5 meses sem cliente, você acha que o empresário previu uma receita negativa? Claro que não! Temos uma visão romântica e acreditamos que teremos um negócio que nos fará felizes para sempre, até que a morte nos separe.

Começar a empreender do zero: Concorrência

Você esqueceu de prevê o novo concorrente que abriu do seu lado, a dificuldade de conseguir mão de obra, de ter uma equipe mal humorada, do fornecedor te entregar fora do prazo, de contar com a sazonalidade e com as mudanças no mercado. Estes imprevistos, portanto, não são cogitados no plano de negócio. Quando estes problemas aparecem você se desespera e não sabe lidar com um cenário desfavorável.

Então, é importante fazer um planejamento. Contudo, alguns pontos do plano de negócio são questionados por mim e por Martin Zwilling, autor do livro Administrando para Fazer a Diferença.

  • Não prever gastos inesperados

As coisas mudam muito rápido. Quando você terminar o cenário será outro com certeza!

  • Não considera mudanças rápidas e inesperadas;
  • Não explora a necessidade de contato direto com o mercado;
  • Muitas informações são baseadas no achismo do empreendedor;
  • As oportunidades podem ser ignoradas.

Depois de tudo isso que te falei, você decidiu o que? Vai fazer ou não o plano de negócio. Me diz aí nos comentários e vem empreender com PAIXÃO!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×