plano de negócio

06maio2020

Plano de negócio: O que você precisa saber sobre isso?

Mas e aí, o que é plano de negócio para você? Veja como você pode se dar bem fazendo um plano de negócio!

Eu sou Flávia Paixão, Especialista em Gestão de Pequenas Empresas e Embaixadora de Jovens Empresários e quero dominar o mundo com você!

No artigo anterior, falamos sobre planejar antes de abrir uma empresa. Mostrei para você o RADAR que dá informações estratégicas para empreendedores que querem dominar o mundo. No conteúdo de hoje, você vai entender de forma objetiva a como fazer um plano de negócio!

plano de negócio

Como fazer um plano de negócio?

Só em pensar em fazer um plano você trava. Realmente é muita informação que você precisa, mas o plano de negócio vai te ajudar a reduzir o risco de sua empresa quebrar. Porém, concordo com você que é um pouco complexo. Não chato, porque estou estou falando em público.

Hoje, vou falar de um modelo mais enxuto e nos próximos conteúdos vou te dar outras ferramentas que também podem ser usadas e são muito mais simples. Antes fazer um planejamento mais simples e usar, do que não fazer nada, não é?

O Plano de negócio é um documento que te ajuda a levantar as informações importantes para que você conheça melhor o mercado, tenha ideia de como a empresa vai funcionar, o que será necessário e o investimento para iniciar o seu negócio.

O problema é que você sempre acha que não tem tempo para pesquisar tudo isso e acaba se precipitando e começando sem planejamento mesmo. Este é um dos motivos que cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas já fecharam as portas.

Você não precisa fazer parte desta estatística, né? Até porque você empreende com PAIXÃO e a gente tem um pacto de dominar o mundo.

Itens para montar um plano de negócio

Antes de tudo, um resumo executivo. Como já diz, um resumo de tudo que você escreveu no plano de negócio.

Visão e missão

A visão é onde você quer chegar. Objetivo! A maioria copia, dizendo que quer ser referência no mercado X. Você já leu em algum lugar, não foi? Você não é MARIA vai com as outras, você vai com PAIXÃO! Então, pense o que realmente que você quer para a sua empresa. Pense de forma gradativa. Eu, antes de dominar o mundo, quis dominar a BAHIA, por exemplo.

Já a missão é muito mais importante do que você pensa. Se você não tem uma missão, não há razão do cliente querer comprar de você. Atualmente se fala muito de propósito que são diferentes, mas não gosto de coisas engessadas. A ideia aqui é te ajudar a ter um norte, então pense: Como a sua empresa vai ajudar os possíveis clientes?

Além disso você precisa levantar informações tais como:

Descrição geral da empresa

  • Análise estratégica: Pontos fortes e fracos;
  • Plano Financeiro;
  • Ramo de atividade;
  • Mercado consumidor;
  • Mercado fornecedor;
  • Concorrência;
  • Produtos e serviços;
  • Localização;
  • Processo operacional.

Dicas finais

É muita coisa. A maioria não dá conta e contrata uma empresa para fazer um plano de negócio. O SEBRAE oferece este serviço e você, digamos assim, paga apenas 30% do valor total. Depois de todo este trabalho, você acredita que ainda tem empreendedores que engavetam o plano de negócio? Às vezes, nem lê!

Na verdade, as pessoas fazem o plano de negócio, porque alguém disse que tem que fazer, mas não entendem que o plano é para ajudar a levantar informações que vão fazer você conhecer melhor o mercado onde irá atuar.

Depois de você ouvir tudo isso, bateu aquele desespero e você escutou uma voz dizendo: ( Voz fina e rápida – efeito Misericórdia eu não tenho condições de fazer isso não (até essa frase)!

E agora: fazer ou não o plano de negócio? Eis a questão! Vou te ajudar a achar a resposta no próximo vídeo. Vamos dominar o mundo com PAIXÃO!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×