negócio de sucesso Go intercâmbio

18 maio 2020

Negócio de sucesso: Brasileiros empreendedores nos EUA

Quer ter um negócio de sucesso? Isso só depende de você!

Nós sabemos que empreender no Brasil não é fácil: altos impostos, burocracia, demora nos processos. Mas para ser sincera o que mais me deixa assustada é a falta do mínimo de planejamento de alguns empreendimentos, já que as dificuldades são muitas.

Vamos observar o caso da Sauanne, precursora da Go Intercâmbio, para entender melhor o que eu quero dizer. Ela queria ter a sua agência de intercâmbio e não desistiu. Ela identificou que poderia ser uma grande oportunidade, fez parcerias, avaliou o mercado, buscou mais experiência no ramo e alcançou o seu objetivo.

1 – Negócio de sucesso: Analise o exemplo de Sauanne para você entender o seu papel em seu empreendimento

Inicialmente, Sauanne é formada em estatística, mas após fazer vários intercâmbios viu que gostaria de atuar no mercado de turismo. O que ela fez, foi trabalhar em uma agência de viagem e então pôde conhecer melhor algumas necessidades dos clientes. Ela notou que muitos clientes se deslocavam das cidades do interior para fechar negócio em Salvador.

Então, Sauanne deu a ideia para a empresa de intercâmbio a qual ela trabalhava, a ideia de realizar ações no interior. Acreditava que a agência poderia ter uma participação no interior em parcerias com escolas e eventos.

Desta forma, ela também teve a oportunidade de conhecer melhor o mercado na cidade de Feira de Santana na Bahia. Passou a visitar escolas, fazer workshop e assim confirmou a carência em termo de atendimento deste público. Não havia empresas atuando no mercado.

Logo, Sauanne trabalhou pelo menos em duas empresas do setor até que decidiu abrir a Go Intercâmbio.

2 – As dificuldades iniciais da Go Intercâmbio: a importância de não desistir!

Ela teve muita dificuldade no início. Em um ano teve no máximo dois clientes. Se ela não tivesse tido o mínimo de informação sobre o potencial da cidade teria ficado na dúvida se seu negócio poderia dar certo, e talvez tivesse desistido.

Outro ponto favorável, no caso da Sauanne, é que ela estava decidida a trabalhar com isso, não conseguia enxergar uma segunda opção. Então, tinha que dar certo!

3 – Quais foram os passos que Sauanne deu para o crescimento da Go Intercâmbio ?

3.1 – Conheceu o mercado: Foi trabalhar em uma empresa que atendia as demandas do público. Não necessariamente você tem que fazer da mesma forma, mas pelo menos tente testar os serviços das empresas que estão no mercado.

Além disso, observou nas redes sociais o que os clientes dizem. Peça aos seus amigos para te ajudar a testar como as empresas que já estão no mercado, se atendem ou não as necessidades dos clientes.

3.2 – Ela ouviu os potenciais clientes: Sempre escute os seus potenciais clientes, eles podem te dar diversas dicas do que o mercado está procurando e como você pode diferenciar o seu serviço ou produto.

3.3 – Entendeu os problemas dos seus clientes: Sauanne identificou que o principal problema dos clientes era não ter uma empresa de intercâmbio em suas cidades. Para muitos, uma viagem internacional é uma das decisões mais importantes já tomadas em suas vidas. Por causa disso, ter uma empresa que eles pudessem estar perto era algo muito relevante.

3.4 – Identificou novas oportunidades: A Go Intercâmbio começou a perceber novas necessidades. Os clientes procuravam pacotes que atendessem o seu perfil e tivessem opções que casassem com os objetivos de sua viagem. Vendo isto, Sauanne passou a mapear melhor o perfil do cliente para daí então indicar pacotes mais personalizados.

Enfim, não existe fórmula mágica para um negócio de sucesso gente. Isso requer esforço e um mínimo de planejamento e organização. Não é fácil, mas sabemos que toda história de sucesso tem por trás muito trabalho.

Mas você não está sozinho. Na minha página, você vai encontrar dicas, saber o que fazer e como fazer, e conhecer casos de empreendedores que também tem enfrentado dificuldades, mas sabem que desistir não é uma opção.

“Que nossa preocupação antecipada se torne reflexão e planejamento adiantados”.
(Winston Churchill)

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×