desmistificando o empreendedorismo

18maio2020

Desmistificando o empreendedorismo: Personas e Direcionamento

Desmistificando o empreendedorismo: Por que é importante?

Olá, pessoal tudo bem? Eu estou ótima, e espero que vocês também estejam muito bem. Presta atenção aqui, que hoje a dica é quente!

Nesse post, eu vou responder uma mensagem, que me mandaram aqui no canal do Youtube. São várias mensagens, várias… E eu vou escolher uma dessas todas! Quero falar com a Renata Figueiredo.

Lembra que a gente comentou em outro post sobre conhecer o cliente, não querer vender para todo mundo, e que eu disse que eu fico muito irritada quando as pessoas dizem que vendem para todo mundo?

Então, vou ler a mensagem da Renata:

“Olá, o meu negócio é na área de confeitaria de bolos e brigadeiro gourmet, vendo nas ruas trabalhando com encomenda também, nesse caso o meu público seriam todos…”

Desmistificando o empreendedorismo: Conheça seus personas e direcione as vendas!

1 – Mapeando o ambiente e identificando quais as necessidades dos clientes

Gente, essa questão de vender para todo mundo que eu falei lá no outro post, não é assim;

Logo o que eu respondi para Renata foi, que ela deve perceber no local em que ela trabalha vendendo, quem são as pessoas que passam.

  • Tem mais comércio?
  • Tem mais escritórios?
  • Mais escolas?
  • É em um condomínio?
  • Área residencial?

Ou seja se for escritórios as necessidades os motivos dessas pessoas são diferentes dos demais contextos, são pessoas que estão trabalhando que às vezes precisa comprar um doce para relaxar, para ficar mais feliz, se recompensar;

Contudo se for em área residencial as famílias provavelmente comprarão para os filhos, netos se forem pessoas mais velhas, se for região com maior circulação de estudantes, o comportamento é diferente.

2 – Qual é o seu persona ou personas?

Por isso, a gente leva em consideração um termo que é muito usado no Marketing digital, que é o “Persona” que quer dizer personagem.

Então, você conheceu quem é o seu público, entendeu para quem você vende que não é todo mundo, a partir do mapeamento ilustrado no tópico 1.

Com isso, você vai pensar, qual é o perfil dessa pessoa que vem encomendar o doce aqui e que mais compra o brigadeiro?

Portanto, questione-se: Por que que ela compra? Ela está levando para alguém em casa? Ela está levando para o marido, é uma pessoa que faz academia, e compra o brigadeiro e fica com a consciência pesada.

No mais, conversando com eles que você vai conhecer melhor os seus clientes, você vai entender os porquês das suas compras, e assim ir traçando o perfil dos seus principais personas.

3 – Adeque-se às necessidades do cliente, inove seu produto!

Considere que, dependendo dos motivos dos clientes, você pode pensar em fazer um kit colorido de brigadeiros, que a cliente já leva para os filhos, se esse persona fazer parte do seu público.

Ou se for para levar alguma coisa para o marido, o marido gosta de chocolate amargo, já cria um brigadeiro mais direcionado.

Porém, se for uma área que tiver academia você pode fazer brigadeiros sem açúcar, ou um brigadeiro mais específico para esse público.

Muitas vezes o empreendedor tem que reinventar alguns produtos para atender o público alvo mas presente na sua localidade.

Dependendo da região as pessoas têm um poder aquisitivo maior e pode pagar por um produto mais elaborado, com um valor maior agregado.

Entretanto, dependendo do público não vale a pena você fazer porque as pessoas não vão perceber o valor, o valor no sentido, qual é o ganho.

Poxa, esse brigadeiro custa 7 reais, porque ele tem um cacau especial, ele é feito de uma forma diferenciada.. Então, o produto tem que acompanhar o seu público alvo.

4 – Converse com o cliente para entender a sua real necessidade

Bem como um exemplo de uma cliente minha né, que eu estava fazendo um trabalho de mentoria, estava na loja dela, e ela também está no desespero disse “Flávia, ninguém compra de mim, estou vendendo muito pouco”.

Aí, eu falei olha, vamos fazer o seguinte: quando os clientes entrarem, bora saber, conhecer um pouquinho do perfil;

Nesse meio tempo chegou a cliente, e ela perguntou, “e aí por que você está comprando essas calças”.

O empresário tem que perguntar conhecer o cliente, ela trabalha com roupa fitness, aí a cliente falou “gente, depois que eu tive filho eu parei de malhar, olha como eu estou gordinha”.

Então, a partir daí ela já conseguiu direcionar uma calça mais adequada no caso uma calça de cintura alta para essa cliente. Assim, está desmistificando o empreendedorismo!

Portanto, a calça deixou de ser o produto principal, o produto principal era ajudar essa pessoa a voltar a malhar, possibilitando isso através de uma calça mais apropriada, e dessa forma resolvendo a real dor do cliente.

“Então, você precisa voltar a malhar, leve essas leggings aqui para você”, ela levou e fechou uma venda ótima.

Na hora, eu até pedi uma comissão mas ela não deu não! rsrs

Desmistificando o empreendedorismo para crescer!

Enfim, gente! Defina quem é o seu cliente seu público alvo, seus personas: é homem, mulher, qual a faixa etária? O que é que eles gostam?

Comece a mapear isso, e a se perguntar!

Não deixe de comentar aqui, faça como a Renata. Deixa aqui um comentário, a sua dúvida, e quem sabe eu faça um artigo para você também!

Até mais gente e vem empreender com paixão!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×