pequeno negócio

06 maio 2020

Não inicie um pequeno negócio antes de ler estas dicas!

Identificando uma boa ideia para o seu negócio

As pessoas me perguntam: “Como fazer para empreender do zero? como iniciar um negócio ?” Para começar a empreender do zero, o primeiro passo é : Perder o medo e acreditar que vai dar certo, além de ter paixão pelo projeto.

Planejamento e Estratégia

Porém, para dar certo você precisa: Planejar, se organizar, identificar o que você gosta de fazer e ficar atento às oportunidades do mercado.

Considere que o empreendedor precisa conhecer bem a área que quer atuar e entender de gestão. Este último é sempre um problema, pois na maioria das vezes os empreendedores são muito operacionais e pouco estratégicos.

pequeno negócio

Identificando o Negócio Real

A princípio, a questão que você tem que se perguntar é:

  • O que eu gosto de fazer?
  • Com o que me identifico mais?

Provavelmente você não tenha a resposta exata do que você gosta de fazer. Então comece excluindo o que você não gosta de fazer. Pelo menos encontre a resposta sobre em que você é bom? o que faz com prazer!.

Porque digo isso, por exemplo: Eu gosto de dormir cedo, dificilmente eu teria um restaurante que funcionasse à noite, porque não tem muito a ver com o meu perfil, sou uma pessoa diurna. O seu negócio tem que conciliar com os seus ideais para lhe trazer satisfação.

Começando com o pé direito

Agora, tem um ponto muito importante, que é a oportunidade do negócio, Isso quer dizer uma área que esteja em crescimento ou que os concorrentes estejam deixando a desejar… identificar isso é estratégia.

Então, veja só, uma das formas para empreender é conciliar o que você tem prazer em fazer, com uma demanda existente.

Logo, para conseguir identificar a demanda, você precisará se acalmar e não ficar tão ansiosa para iniciar de qualquer jeito. Fique mais atento ou atenta ao que as pessoas estão buscando e que não tenha muitas ofertas.

Nesse meio tempo veja o exemplo no vídeo dá Gó diáspora agência de intercâmbio, em que a empreendedora conseguiu identificar uma oportunidade de negócio, que era uma pendência no mercado algo que o mercado estava falhando por não fornecer aos seus clientes, e ela supriu essa pendência com seu negócio.

Resolva um problema

Do mesmo modo, como vimos no exemplo, outro ponto importante, é entender qual tipo de problema você pode resolver. Uma boa ideia para empreender tem a ver com pessoas que paguem pelo serviço ou produto. Você pode achar que teve a melhor ideia do mundo, se ninguém pagar por isso deixa de ser uma boa ideia.

Para ter ideias você pode, continuando no exemplo do restaurante:

  • Ir a um restaurante do seu bairro;
  • Andando pelos restaurantes e pensando o que é que está faltando neles?
  • O que poderia ser melhorado?
  • Qual é o tipo de público que eles não atendem e que eles poderiam atender?;
  • O que há em outras cidades ou países de inovação que pode atender esse público? Pesquise!

Agora comece a ficar mais atenta a essas oportunidades, procurando identificar o que o outro está falhando ou não está atendendo, empreender requer se tornar mais observador.

Conclusão

Portanto, vamos ser sinceros, não tem como empreender sem ser estratégico, seu negócio precisa ter um diferencial ou será apenas mais uma empresa que provavelmente quebrará no futuro, conforme “Segundo estatísticas do IBGE (2013, 2014), em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos” .

Então, vamos combinar o seguinte, coloque as dicas dadas aqui em pratica e me conte aqui no blog o que aconteceu, como foi a sua experiência, para eu saber se de fato esse post lhe foi útil, e venha empreender com paixão!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×