profissional liberal autônomo MEI empreendedor

07maio2020

Liberal, Autônomo, MEI ou Empreendedor: Que tipo de profissional é você?

Profissional Liberal, Autônomo, MEI ou Empreendedor? São tantas opções que você nem sabe em qual delas você se encaixa. Fala a verdade, você pensava que quem trabalha por conta própria é empreender e pronto! Aí, quando o faturamento vai melhorando, passa a ser empresário. Porque ser empresária (o) é mais chique (rsrs).

A proposta deste artigo é tirar as suas dúvidas, sobre o que é um profissional liberal, autônomo, Micro Empreendedor Individual e empreendedor.

Desta forma, você vai saber onde se encaixar. Leia este artigo até o final, pois estes esclarecimentos podem evitar problemas futuros.

profissional liberal autônomo MEI empreendedor

A princípio, vou explicar separadamente cada uma desses profissionais. Desta forma, vai ficar mais fácil de você compreender.

Liberal, Autônomo, MEI ou Empreendedor?

De fato, é comum que você tenha dúvidas. Eventualmente, as pessoas me perguntam a diferença entre profissional liberal e autônomo. Juram de pés juntos que é a mesma coisa. Vamos acabar com esta angústia. Para ser um profissional liberal ser formada em uma universidade ou ter uma formação técnica, independente da área.

Por quê? Porque para ser um profissional liberal é preciso ter capacidade, conhecimento e ferramentas suficientes para exercer as atividades de maneira independente. Vou citar alguns exemplos para você entender melhor o que estou. É o caso de médicos, enfermeiros, administradores, advocado, dentistas, contador… Dá um Google: Lista de profissionais liberais.

Se você for um profissional liberal, sua atividade será regulamentada e fiscalizada por sindicato ou conselho profissional, tais como: CREA, CRA, OAB… Estas instituições são responsáveis por definir os procedimentos técnicos e normas éticas de cada profissão. Caso se enquadre, você deverá fazer apenas a inscrição Municipal de Autônomo e Inscrição no INSS ou PIS.

Dessa maneira, será necessário cumprir as obrigações legais e trabalhistas caso, deseje contratar um colaborador.

Por outro lado, nem todo mundo que se enquadra como profissional liberal precisa, obrigatoriamente, ser um. Qualquer um deles pode trabalhar em regime CLT, com carteira assinada. Neste caso, não haveria a necessidade de ter o CNPJ. Ficou claro?

Profissional liberal ou autônomo?

Provavelmente você está curiosa se perguntado qual é a diferença entre o profissional liberal e o autônomo?

Diferentemente do profissional liberal, que precisa ter o CNPJ, profissional autônomo uma pessoa física que presta serviços sem vínculo empregatício, escolhe seus horários de trabalho, trabalha por conta própria e os valores dos serviços ele mesmo quem determina.

Não há conselhos ou instituições que estabeleçam uma remuneração mínima. Já que este profissional não possui qualificações de nível superior ou técnica. Geralmente atuam no mercado informalmente, sem CNPJ o que dificulta ser contratados por empresas maiores.

Se você for um profissional autônomo não regularizado e precisar emitir nota, o que você pode fazer é um cadastro na prefeitura da sua cidade. Neste caso você emitiria uma nota avulsa com o seu CPF. Embora poucas empresas aceitem.

Já com relação a sua contribuição à previdência social, pode ser feita de forma individual. Desta forma você garantirá alguns benefícios, tais como: seguro saúde e aposentadoria. Ah, uma observação! É obrigatório declarar a renda, como qualquer pessoa física.

Caso você seja um profissional autônomo que não está regularizado, isto é não tem CNPJ, calma.

MEI: Micro Empreendedor Individual

Para resolver este problema que foi criada a categoria de Micro Empreendedor Individual. O tão falado MEI. Em síntese, o MEI é a formalização do profissional autônomo, ou seja, ele agora passa a ter um CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

Mas, veja só: não são todos os profissionais autônomos que podem se tornar um MEI.

São aceitos apenas atividades operacionais por exemplo: vendedor de bala, manicure, cozinheira, dentre outros.

Como MEI, além de ter a vantagem de estar regularizado, você também poderá contratar um funcionário, vai estar isento de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Uma vez que é cobrado apenas um valor fixo mensal pelo governo.

Este pagamento garante ao Microempreendedor Individual benefícios previdenciários como afastamento por auxílio maternidade ou doença, pensão por morte e aposentadoria por idade ou invalidez. Não há dúvidas das vantagens de se tornar MEI, não é?

Ainda falta te explicar o que é ser empreendedor. Você precisa ler e entender bem! Porque nem todo MEI, profissional liberal ao autônomo é considerado um empreendedor, sabia? Muitas pessoas julgam que é tudo a mesma coisa, mas você está vendo que não é não!

Empreendedor?

Agora, vamos lá, você sabe o que é ser empreendedor? Você vai dizer: “oxe, Flávia, claro que sei. É só ter uma empresa que já é um empreendedor”. Ouvir isso chega a doer meu coração.

Olha, tem muita gente como você que confunde também. Ter um perfil empreendedor tem muito mais a ver com a forma a qual você pensa e se comporta do que com o ato de ter um negócio próprio ou um CNPJ. Claro que esta é uma opinião minha e de alguns autores.

Embora, alguns especialistas como Chiavenato acredita que “o empreendedor é a pessoa que inicia ou opera um negócio para realizar uma ideia. Eu não concordo plenamente. Me identifico mais quando o empreendedorismo tem mais a ver com a forma de agir e pensar. Segundo a ONU para ser empreendedor você precisa: Buscar de oportunidades e ter Iniciativa, ser persistente, se atrever a correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência (nada de fazer as coisas meia boca, viu!), ter comprometimento, buscar de Informações.

Dicas finais

Sabe o que acho? Tem gente que tem negócio, contudo, não tem perfil empreendedor. “Como assim, Flávia?!” É aquela pessoa que montou um negócio por necessidade, mas não viu se era realmente uma oportunidade. Este fator não é um problema. A questão é que que no primeiro desafio já quer desistir. Não encara as dificuldades como uma forma de se superar mas sim como um obstáculo que lhe obriga a desistir. Um empreendedor não agiria assim!

Me conta uma coisa, mas fale a verdade para mim: como você lida com as dificuldades de trabalhar por conta própria? Seja como MEI, profissional liberal ou autônomo. Você só enxerga o copo meio vazio ou consegue ver as oportunidades também?

Espero que você seja uma empreendedora que se atreve! Se ainda tem medo de correr riscos não se preocupe. Estou aqui para te mostrar que no mundo empreendedor existem muito mais pessoas felizes e realizadas! Vem empreender com paixão!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×