28abr2020

Ideias de negócios para começar do zero: Cervejaria Artesanal

Ideias de Negócios para começar do zero: De uma simples produção entre amigos para o surgimento de um novo negócio!

Está buscando ideias de negócios para começar do zero? Eu sou Flávia Paixão, consultora empresarial e mentora de empreendedores, e hoje vou lhes apresentar a empresa MinduBier, empresa que realiza a produção de Cerveja artesanal! Vem comigo que vamos conhecer um pouquinho dessa história!

1 – O prelúdio da MinduBier 

Tudo começou na cozinha da casa de Gustavo Martins. Ele é um dos 3 amigos que abraçaram a ideia!

Gustavo foi quem trouxe a novidade de produção de cerveja artesanal caseira, com o objetivo de desenvolverem algo próprio e finalmente poder consumir com os amigos!

Entretanto após a terceira ou quarta produção perceberam que o resultado estava cada vez melhor, dai Gustavo se aprofundou nas pesquisas  para aprimorar ainda mais o bom trabalho que já estavam conseguindo desenvolver!

O tempo passou e os amigos criaram a marca MinduBier, nesse meio tempo já estavam conhecidos entre os cervejeiro nos pontos de venda, principalmente na Bahia, ainda que sendo a MinduBier uma empresa informal!

2 – Ideias de negócios para começar do zero: Concurso cervejeiro em SP o start da MinduBier

No ano de 2016 os empresários decidiram por participar de um concurso em São Paulo, sendo que esse concurso era aberto para qualquer cervejeiro do Brasil, todavia os únicos de fora foram eles.. e foram eles que ganharam o concurso!

O prêmio que correspondeu a produção de 500l da cerveja ganhadora, que no caso foi a MinduBier, foi um estímulo significativa para eles, e um empurrão que os motivou a formalizar o negócio!

3 – Transição entre o  trabalho formal para o empreendedorismo

Gustavo Martins, o idealizador da produção artesanal é arquiteto e foi o primeiro a se dedicar 100% ao negócio; O outro amigo que também se chama Gustavo continuou no escritório de arquitetura, e Eduardo o terceiro amigo deixou o trabalho em um banco.

Porém, Gustavo Martins e seu sócio Gustavo tiveram que deixar de enxergar a MinduBier como um negócio complementar, e passar a vê-lo como o negócio principal, dando mais atenção para ele, e assim propiciar o crescimento do empreendimento.

4 – Alguns desafios da empresa MinduBier

Os empresários disseram que um dos gargalos da empresa é referente ao seu ciclo financeiro descasado.

Pois, entre o processo de compra de insumos, produção e venda, eles só vão receber após 45 a 60 dias; Haja vista que boa parte desses dias se dá devido o tempo de produção da cerveja que requer um período longo.

Logo, esse intervalo prolongado para ter o retorno financeiro compromete diretamente a condição da empresa se manter funcionando. O que requer nessa situação um valor maior para o capital de giro.

Além do que desde o início até o momento da entrevista os empresários realizaram todos os investimentos do negócio com  recurso próprio.

Entretanto os empresários observam que o negócio lhes possibilitará a redução de investimento por parte deles, na medida que eles forem produzindo, e o resultado dessa produção retornar e eles poderem assim financiar o negócio com sua própria rentabilidade.

No mais, eles pretendem lançar um novo rótulo o que poderá lhes custar um valor expressivo entre 40 e 50 mil reais. Daí, cogitam realizar um empréstimo para realizar esse investimento visando o crescimento do negócio.

5 – Conselhos de quem passou e está passando pelo sufoco

Ao perguntar para os empresários quais conselhos eles dariam para aqueles que estão querendo empreender, que tem um negócio, ou que está na dúvida, largo o emprego ou não largo? 

Muitas vezes tem família, e uma pressão da família, contrária a sair do conforto de um trabalho que traz segurança, para empreender e correr riscos.

Gustavo Martins disse “Siga sempre em busca do seu sonho mas faça isso com organização”.

Ele continuou falando que não adianta sonhar e tentar algo e chegar lá na hora do vamos ver, sem organização e acabar frustrando os próprios sonhos.

Em seguida, Eduardo reafirmou a importância da organização e acrescentou o  planejamento, relatou a necessidade de um trabalho devidamente distribuído entre os integrantes da equipe, e ressaltou a relevância de contar com pessoas externas ao negócio para apoiar no desenvolvimento do mesmo.

Conclusão

Veja como é interessante acompanhar a história desses rapazes! Além de ser uma das ideias de negócios para começar do zero, é uma das coisas mais importantes a se destacar. O que os motivou e os motiva a continuar a Mindubier é a paixão que eles sentem pelo negócio;

Não é algo pesado, não é um fardo para eles, apesar de tanta responsabilidade e trabalho que empreender dá no início. Mas só o fato de estarem trabalhando em algo que gostam já os motiva todos os dias, e lhes traz felicidade.

Como Gustavo falou “Siga sempre em busca do seu sonho mas faça isso com organização”. Então, venha empreender com Paixão!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×