Quer ter o próprio negócio, mas não tem um grande capital inicial para investir? Trabalhar com itens personalizados pode ser uma ótima opção: é um mercado com grande demanda e bastante variado.
Esse é o nosso quadro Ideias de Negócios!
Todo mês eu vou te mostrar que é possível abrir a sua própria empresa com pouco dinheiro, a partir de um exemplo do mundo real e dicas práticas para você dar o pontapé inicial. Vamos lá?
Por que vender produtos personalizados?
Os produtos personalizados permitem presentear de maneira especial. Com mensagens, imagens e cores especiais, eles são cada vez mais buscados não apenas por empresas, mas também por pessoas comuns que querem uma lembrancinha especial para festas e comemorações pessoais.
Seu grande diferencial é a customização, uma vez que é possível fazer tudo de acordo com o pedido do cliente. Você pode personalizar nécessaires, canecas, bolsas, canetas, almofadas, estojos, camisetas, canecas… As possibilidades são quase infinitas e é possível achar um produto que se adeque à sua realidade.
Uma grande vantagem dos produtos personalizados é que é possível começar um negócio com pouco dinheiro.
É um negócio que exige uma estrutura de pequeno porte, você pode até mesmo começar de casa. Tudo o que você vai precisar é do equipamento inicial, que vai depender da sua escolha de produto, de criatividade e de um bom atendimento aos clientes.
Além disso, é possível vender produtos personalizados apenas sob demanda. Assim, você não corre o risco de ficar com estoque parado de produtos finalizados ou de matéria-prima.
Confira os produtos personalizados mais vendidos
Quando se trata de produtos personalizados, há opções para todos os gostos e todos os bolsos.
Veja uma lista com algumas sugestões:
- Materiais de papelaria, como blocos de anotação e agendas
- Canetas
- Camisetas
- Canecas para café ou para chopp
- Squeeze e garrafas térmicas
- Chaveiros
- Bottons
- Bolsas
- Ecobags
- Estojos
- Necessaires e organizadores de mala
- Mousepads
O que você precisa para começar a vender produtos personalizados
Para trabalhar com produtos personalizáveis, você vai precisar de um investimento inicial para comprar o equipamento necessário e a matéria-prima necessária para iniciar a produção. Inicialmente, não é preciso alugar um espaço próprio, você pode começar o seu negócio de casa e fazer as vendas on-line ou por WhatsApp.
Veja um passo a passo para começar a ganhar dinheiro vendendo produtos personalizados:
-
Escolha seu modelo de negócio
Antes de mais nada, você precisa definir como será o seu negócio. Primeiro, defina qual produto você vai vender. Você pode escolher apenas um produto ou vários, a depender dos seus objetivos.
Você também precisa definir o seu modo de trabalho, se vai vender produtos já personalizados (por exemplo com personagens de filmes ou programas de televisão) ou se vai pegar encomendas de acordo com a demanda. Para um pequeno negócio, com pouco investimento inicial, eu recomendo o trabalho sob demanda. Assim você não corre o risco de ficar com o estoque parado.
-
Faça um estudo de mercado e se planeje
Esse é um passo necessário para qualquer negócio.
Antes de começar a sua empresa, pesquise a concorrência, estude o mercado e depois elabore um plano de negócio realista. Defina quanto você quer gastar, quais suas estratégias de venda, etc.
-
Compre os equipamentos de produção
O custo do equipamento de produção vai depender do produto escolhido e o tipo de impressão necessário.
Existem três modelos de impressão para produtos personalizados:
- Sublimação: É a transferência térmica, no qual a tinta passa para o produto por meio do calor. Pode ser usado para diversos materiais, desde materiais de cerâmica até plásticos. Mas atenção: só é possível utilizar tecidos que contenham poliéster na composição.
- Transfer: Esse é um processo de impressão feita em papel específico com uma impressora a laser. Depois de impressa a imagem, você faz a transferência a partir de uma prensa térmica. Pode ser usado em tecidos e plásticos.
- Serigrafia: É a impressão é feita com um estêncil. A tinta vaza pelo molde e, com a ajuda da fotossensibilidade, a imagem passa para o material.
Para cada um desses métodos, é preciso de alguns materiais complementares, como impressoras específicas, bandejas, tintas e espátulas. Pesquise bem a técnica escolhida e faça uma lista de tudo o que é necessário.
-
Encontre bons fornecedores
Para ganhar dinheiro com produtos personalizados, é fundamental também ter bons fornecedores. Além do preço, um fator que você precisa prestar atenção é se você pode realmente confiar no seu fornecedor;
Afinal, com produtos personalizados, é possível comprar a matéria-prima depois de fechar o negócio. Mas, nesse caso, você precisa ter certeza que encontrará a matéria-prima fácil e rapidamente para não ter problemas com a sua entrega.
-
Comece a divulgar seus serviços
Qualquer negócio que queira se destacar no mercado tem que trabalhar com produtos de qualidade, ter um bom atendimento e bons canais de divulgação.
Para quem quer montar uma empresa de produtos personalizados com um baixo investimento inicial, o ideal é montar uma loja on-line. Além de não precisar investir em um espaço físico (aluguel, decoração, etc), uma loja on-line é uma excelente maneira de montar um catálogo e transparecer profissionalismo.
Tire boas fotos dos seus produtos e trabalhe nas descrições, deixando claro detalhes como prazo de entrega, materiais usados e outras informações técnicas.