08maio2020

Como Organizar as Finanças de Uma Pequena Empresa?

Você sabe como organizar as finanças de uma pequena empresa? Esse conteúdo pode te ajudar!

Pessoa Física e pessoa Jurídica como separar em um negócio ?

Todo mundo sabe e fala sobre a pouca orientação que temos referente a gestão financeira, que não aprendemos sobre educação financeira na escola etc. Levamos a nossa falta de disciplina e organização para dentro de nossas empresas até porque muitas vezes a vida pessoal e empresarial do empreendedor se confundem.

como organizar finanças de uma pequena empresa

Por isso, muitos empreendedores perguntam: Como saber separar minha finança pessoal da minha finança empresarial? Isso geralmente ocorre porque um empreendedor começa sozinho, então a empresa é ele mesmo. O mesmo carro de passeio é o carro de fazer entrega de mercadorias. Isso o deixa confuso.

1 – Como organizar as finanças de um pequeno negócio: Um exemplo para começar

Portanto vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento. Se eu trabalho com fotografia e vou encontrar uma amiga para tentar fazer as fotos do casamento dela, isso é trabalho ou é pessoal? É trabalho!, pois tem a ver diretamente com sua atividade profissional.

Se você tiver gastos com almoço, gasolina, estacionamento, todos pertencem ao negócio. Mesmo se você estiver tentando fazer o trabalho de graça. Neste caso poderia encaixar em uma ação de marketing, sendo um trato entre vocês, já que está podemos considerar que a amiga poderá divulgar os trabalhos e assim você atrairá mais clientes.

As fotos irão fazer parte do seu portfólio, não seria um trabalho gratuito, mas sim uma troca e um investimento em marketing.

Logo, a questão é, o empreendedor tem tanto prazer com o que faz que ele não se sente trabalhando. Se o empreendedor não anotar todos os gastos que tem para realizar o serviço ele pode perder dinheiro. Já que precisa das informações dos custos e despesas para formar adequadamente o preço dos serviços ou produto.

2 – Veja as dicas para como organizar as finanças de uma pequena empresa!

1º) Pare agora e liste quais são as despesas que pertencem a sua empresa: por exemplo telefone, gasolina, aluguel, alimentação quando estiver trabalhando, custo do carro.

Digamos que você trabalha em casa, mas se mudou para um local maior para ter mais espaço para organizar as mercadorias que você vende. Considere o valor a mais pago, como uma despesa do seu negócio já que se mudou porque trabalha para você e precisa de mais espaço para o negócio.

2º) Anote tudo que você gasta: você vai precisar ter disciplina, e no início não é fácil. Será um novo hábito a ser desenvolvido. Anote tudo que você gasta até mesmo uma água.

Seja realista com você e encontre a melhor forma de fazer isso, pode ser um caderno, um aplicativo ou em uma planilha. Eu sugiro que seja de fácil acesso, então um aplicativo seria o melhor, pois o celular está em suas mãos o tempo todo e se você deixar para depois pode não fazer. Veja o que você acha melhor.

3º) Atenção! não adianta anotar e não fazer nada com a informação: A partir das anotações feitas o próximo passo é conhecer os gastos por grupo (alimentação, transporte, telefone,..) para entender qual representa a maior soma de dinheiro. Deste modo você pode buscar formas de diminuir.

Por exemplo, ao chegar no final do mês você percebe que o valor total da gasolina ficou altíssimo, mais do que você imaginou. Acredito que você vai parar e pensar o porquê de ter gasto tanto.

Aí você se dá conta que foi a uma mesma região várias vezes e que se tivesse organizado melhor o roteiro teria reduzidos suas despesas.

Portanto, se você usar o mesmo carro, por exemplo para ir a faculdade, a escola de seu filho tente pelo menos achar um percentual do que representa o pessoal e o que representa o negócio para separar melhor.

Então, vamos colocar em prática!

Escreva quais tipos de gastos seu negócio tem. Faça a lista!

Estas listas servirão para você definir os grupos onde você irá lançar os gastos de seus negócios. Por exemplo: Transporte, alimentação, telefone, energia, cópias…

Escolha, agora, como você vai passar a anotar. Ache um caderno, organize uma planilha ou baixe um aplicativo.
No final de cada semana some os gastos separando por grupo.

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×