como fazer minha empresa crescer

18maio2020

Como fazer sua pequena empresa crescer?

Mas como fazer minha empresa crescer? Tenha em mente: seja o gestor do seu negócio, e não mais um funcionário.

Não existe resultado sem esforço. Então, você já deve estar pensando, “mas eu trabalho muito!”. Bem, quando falamos em crescimento de uma pequena empresa, não devemos considerar o quanto você trabalha, mas sim o que efetivamente as suas ações diárias irão contribuir para você ganhar mais dinheiro.

Logo, para fazer a sua empresa crescer é necessário que você pense e aja estrategicamente e menos de forma operacional. Se você passa mais tempo na empresa resolvendo problemas do dia a dia e fazendo atividades que um dos seus colaboradores poderia fazer, há algo de errado.

Como fazer minha empresa crescer?

Considere, nesse contexto, você, que deveria estar no topo da pirâmide no nível estratégico pensando nos próximos passos para o crescimento do negócio, vai e despenca de lá de cima para o nível operacional. Aí, eu te pergunto: quem vai cuidar do nível estratégico?

Para crescer você, precisa mensurar: Vou crescer quanto em quanto tempo? Crie metas pequenas e realize ações em sua empresa diariamente, para que essas ações te levem ao resultado almejado.

1 – A importância de organizar o negócio para viabilizar o seu crescimento

Portanto se você quer chegar a um faturamento anual de x, você tem que se perguntar “quanto eu precisa vender mensalmente, semanalmente e diariamente?” Parece simples, né? Mas não é, se fosse simples todos dominavam e faziam, tal ação exige de você empenho e disciplina!

Por isso, para vender mais e ter tempo de pensar estrategicamente, você precisa organizar a sua empresa. O grande problema que tenho visto é que em 90% das pequenas empresas não têm processos organizados, treinamentos e acompanhamento dos resultados, que são outros fatores cruciais que o não fazer dificulta o crescimento do negócio, por falta de organização e métricas de desempenho.

2 – Qual o estado da sua empresa atualmente?

Agora, seguindo o exemplo das vendas, pergunte-se: “A minha empresa está preparada para vender mais?” você sabe o índice e os motivos de reclamações por parte dos clientes? Seus produtos estão seguindo as especificações de qualidade e estão sendo entregues no prazo? Qual é o percentual de vendas realizadas com relação ao número de clientes que procuram a sua empresa?

Além disso, muitas vezes as empresas têm um grande número de orçamentos ou muitos clientes que entram na loja e saem sem comprar. Nem o dono e nem a equipe de vendas sabe o porquê e muito menos pensam como podem mudar o cenário. Ainda mais podendo colocar a culpa na crise.

3 – Exemplo de uma empresa desorganizada

Então a pouco tempo fiz um trabalho em uma empresa de decoração, percebemos que o percentual de orçamento era muito grande. Quando acompanhamos os atendentes pudemos identificar que eles, na verdade, atendiam os clientes como se todos quisessem somente um orçamento, a falta de treinamento de vendas estava sendo mortal para esse negócio.

Nunca se comportavam a fim de fechar a venda naquele momento. Outro problema é que muito raramente tentavam entender porque o cliente não fechou, o que estava faltando. Outro ponto percebido foi, raramente faziam contato depois para saber se o cliente tinha alguma dúvida e o que faltava para realizar a compra.

Logo, podia se observar que o dono da empresa estava muito ocupado comprando mercadorias, consertando máquinas e realizando pagamentos, entre outros problemas e situações diárias.

Pois bem, podemos dizer que ele não tinha tempo de pensar em como fazer a empresa vender mais e crescer. Somente reclamava com a equipe.

4 – Não se acomode, mas zele pelo seu negócio!

Diante disso você deve estar querendo me perguntar “se eu não resolver os problemas quem resolverá?”, Então, os problemas em sua maioria são causados por funcionários sem perfil para a função, que foram contratados por uma má indicação, causados pela falta de orientação e treinamento, já que alguns donos acham que é perder tempo ou não sabem como treinar.

Além da falta de processos e instruções de trabalho, repassam apenas algumas informações quando o funcionário chega novo na empresa. Na verdade, este “treinamento” é realizado por um outro colaborador, tendo em vista que se ele estiver trabalhando errado, ele irá ensinar da forma que ele sabe.

5 – O seu negócio deve se capaz de funcionar sem a sua presença

Por isso, é preciso organizar a empresa para que ela funcione sem você, desta forma você terá tempo de pensar como ganhar mais dinheiro ao invés de perder dinheiro pensando como resolver os problemas do dia a dia.

Seu foco deve ser resolver problemas que vão fazer a sua empresa funcionar bem como um todo. Tome ações que impeçam que os problemas que você resolveu voltem a acontecer. Se pergunte qual é a causa disso? Trabalhe na causa, retorne para o nível estratégico!

Por fim, recapitulando alguns pontos:

Para fazer a sua empresa crescer

1 – Crie metas e acompanhe os indicadores de crescimento

2 – organize os processos, mapeando eles para identificar falhas, se perguntando “como está sendo feito e como deveria estar sendo feito ?”

3 – Selecione pessoas com perfil adequado à função e mostre o papel delas para que a empresa alcance as metas, e o mais importante de tudo: Tenha foco e disciplina para fazer tudo isso acontecer!

Empreenda com Paixão!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×