posicionamento de marca

29abr2020

Posicionamento de Marca

Entenda a importância da comunicação visual do seu negócio

Posicionamento de Marca: Lembra que, no artigo anterior, a gente falou sobre que preço cobrar para o cliente?

“Tá mais o cliente não quer pagar o preço do meu produto”, então você precisa saber quem é a sua empresa para apresentá-la da forma correta, e assim ela se  posicionar na cabeça do seu cliente como uma empresa que agrega valor.

E com isso, fazer o cliente entender o valor da sua empresa e decidir se vale a pena para ele pagar mais pelo seu produto ou serviço; Então é o seguinte: Qual imagem a sua empresa passa para o cliente?

1 – Posicionamento de Marca: Qual a imagem da sua empresa?

No momento, você tem uma empresa bem estruturada ? tem uma empresa organizada? Tem uma boa apresentação ?

Logo, se a sua empresa fosse uma pessoa como é que ela seria ?, seria uma mulher elegante, chique, um homem elegante chique bem arrumado, ou seria um homem usando uma havaiana, assim de bermuda.

Então qual é a personalidade da sua empresa ?

2 – A comunicação da sua empresa vai atrair quem se identificar com ela

Portanto, pense o seguinte: Se você é uma pessoa elegante chique você vai andar em ambientes chiques, você vai andar com pessoas parecidas ao seu redor.

É a mesma coisa na sua empresa! Ela vai atrair quem se identificar com a personalidade do seu negócio.

Mais adiante, eu vou dar um exemplo para vocês bem prático, não vou dizer o nome da empresa por que a empresária não autorizou eu também não perguntei, então fica chato para falar aqui, né?

3 – Posicionamento de Marca: Tenha uma apresentação que traga credibilidade para a sua empresa

Por exemplo, ela tem uma loja de bairro de biquínis, e ela fez uma marca que, na verdade, é a logomarca. A apresentação da empresa né? O logotipo que é lá o nome com desenhinho, fez uma marca popular.

Então, ela pediu para uma pessoa fazer essa marca para ela, e tem cara de loja de bairro, e agora eles vão montar um e-commerce. O que a gente discutiu no meu trabalho de mentoria foi o seguinte:

Vamos criar uma outra marca, um outro nome para o e-commerce, por que a loja de bairro se a gente for avaliar, se fizermos uma análise da apresentação dessa marca da loja de bairro, as cores os traços o próprio nome da empresa tem cara de loja de bairro.

Tendo em vista que se ela leva essa mesma comunicação para a internet, as pessoas não vão pagar pelo produto dela por que vai achar o produto caro devido a comunicação da empresa.

4 – Reposicionamento de marca 

Por isso, a gente vai ter que reposicionar, a marca vai ter que trazer um traço mais fino, comparar com outras marcas dizendo assim, poxa que preço eu posso vender o meu produto ? X seria um valor aceitável?

Também observar quais são as marcas similares que têm preços similares no mercado? Como é que elas se comunicam? Como é que é a marca da concorrência?

Mas, você entender qual é a personalidade da sua marca, quem a sua marca é, vai fazer com que você olhe para você né, a sua empresa e se pergunte:

“Poxa, eu estou me apresentando direito? Eu estou me comunicando direito? Será que eu estou me mostrando para o público que eu quero atrair da forma correta?”. 

5 – Identifique qual é o seu público e esclareça o seu valor 

Então, existem pessoas, como a gente comentou, podem pagar em uma camiseta 5 reais 10 reais, tem loja né tudo por 10 reais, a pessoa vai lá e compra e tá ótimo, e tem camisetas pessoal de 200 e 300 reais.

Portanto, o que é que faz essa diferença? Como pode existir essa discrepância? Os públicos são diferentes! A percepção é diferente.

A gente precisa se comunicar com o público que se quer atender, às vezes esse público que compra camisetas de 10 reais, ele quer comprar a de 300…

Aí a gente volta para aquela conversa que é o valor.

Pois, este cliente quer se inserir em um outro nicho, ele quer se sentir parte de um outro grupo social que é, “a eu uso a marca tal você conhece ?”, deixa a etiqueta até mostrando para poder dizer “eu faço parte desse grupo”.

Certamente, comprou aquela roupa, divide no cartão em 12 vezes. Ela percebeu o valor, porque roupa por roupa as 2 são. Claro, uma vai durar mais e a outra vai durar menos. Só que a forma que o cliente vê essa roupa é diferente. 

Pense nas capas de celular da Apple… não tem um buraco no local da marca por acaso; as pessoas estão comprando mais do que um celular, elas estão comprando status, estão comprando e se apropriando dos ideais da empresa.

E esses são os valores para elas, o que as leva a investir mais nesse produto, então, com isso pense: Qual o valor o seu produto para o seu cliente?

Pode ser a forma de atendimento, a diversificação de produtos, a qualidade do material, quem sabe a inovação..

Entenda definitivamente o posicionamento da marca! 

Enfim feche os olhos agora e Imagina uma loja que vende tudo por 10 reais.., qual é a apresentação da loja?, vê aí em sua mente. 

Agora feche os olhos e pensa na loja que tem a mesma camiseta por 300 reais…

Me diga é a mesma loja? Está no mesmo bairro? Se comunica do mesmo jeito? a marca é da mesma forma? é parecida ? Então pronto, criatura!

Pense na sua empresa, faça também diferente, se avalie deixe desse negócio de muito amor, a empresa lindinha perfeita, não, olhe de forma crítica se compare com os seus concorrentes, e convença o seu cliente que sim, vale a pena pagar mais pelo seu produto ou serviço.

Certo, gente descubra quem é a sua empresa, qual é a identidade da sua empresa, e até o próximo post, um beijo e vem empreender com Paixão viu!

 

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×