07jul2022

Será que o iFood vale a pena para o seu estabelecimento?

Será que o iFood vale a pena?
O iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil. Mas será que vale a pena cadastrar seu negócio?

Você tem um restaurante e está pensando em usar o iFood para conquistar novos clientes e vender mais? Será que o iFood vale a pena para o seu estabelecimento??

O iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil. Presente em mais de 900 cidades, com mais de 300 mil lojas cadastradas e cerca de 200 mil entregadores ativos, o iFood teve crescimento de mais de 50% no último ano e já chegou a receber 60 milhões de pedidos mensais.

Diante desses números, muitos donos de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos do ramo alimentício se perguntam: Mas será que vale realmente a pena cadastrar seu estabelecimento no iFood para aumentar as vendas?

Confira abaixo!

Entenda como funciona o iFood

O iFood é um marketplace para empreendimentos do ramo da alimentação. Dessa maneira, ele é uma plataforma online que faz a intermediação entre clientes e restaurantes.

Ao cadastrar seu estabelecimento no iFood, o seu negócio ficará visível para todos os usuários do aplicativo, que poderão fazer pedidos dentro da plataforma para serem entregues ou retirados. Assim, você tem mais um canal de vendas.

É uma excelente maneira de aumentar sua clientela e também o seu faturamento. Em outras palavras, ao cadastrar seu estabelecimento no iFood, você pode crescer sem precisar fazer grandes investimentos em estrutura física, movimentar a sua capacidade ociosa ou ainda conquistar novos clientes.

Entenda se o iFood vale a pena para o seu estabelecimento

Durante a pandemia, todos nós vimos os serviços de entrega se tornarem mais e mais populares. De acordo com dados de pesquisa da Food Consulting, os pedidos de entrega de comida aumentaram 250%. No entanto, o novo hábito de pedir comida em casa deve ser mantido mesmo depois da crise sanitária.

Por isso, para se manter competitivo e vender mais, você precisa investir na sua presença no digital. Por ser a maior plataforma de delivery do Brasil, o iFood acaba sendo a plataforma mais lembrada e serve como uma boa vitrine.

No entanto, é preciso estar atento a alguns fatores.

Principais vantagens e desvantagens de ter seu restaurante no iFood

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens de ter o seu estabelecimento cadastrado no iFood.

Na nossa introdução, já citamos algumas das vantagens oferecidas pela plataforma. Mas abaixo você pode conferir com mais detalhes as principais vantagens de usar o iFood:

  • Grande exposição

Sem sombra de dúvidas, a maior vantagem de cadastrar seu estabelecimento no iFood é a exposição. A plataforma é a mais usada para delivery de comida no Brasil e muitos consumidores abrem o aplicativo para descobrir novos restaurantes. Por isso, o seu estabelecimento tem mais chances de ser encontrado.

  • Gerenciamento simplificado

Tanto o cadastro do seu estabelecimento quanto o gerenciamento da sua conta são processos extremamente simples. É muito fácil cadastrar o seu cardápio e subir as fotos. Além disso, cadastros de novos itens ou mudanças no preço podem ser feitos instantaneamente.

  • Logística facilitada

O sistema do iFood é rápido, intuitivo e ágil. Isso vale para os clientes e para os restaurantes.

Como o cliente pode visualizar todo o seu cardápio em detalhes e realiza o pedido dentro da própria plataforma, você não precisa contratar ninguém para fazer o atendimento. Além disso, em muitas cidades, a plataforma também cuida de toda a logística da entrega.

  • Segurança no pagamento

O iFood recebe todas as formas de pagamento de maneira segura e com repasse garantido.

Apesar das muitas vantagens, existem também alguns pontos que você precisa prestar atenção. Confira abaixo as desvantagens de ter o seu estabelecimento cadastrado no iFood:

  • Taxas e comissão

Essa é provavelmente a desvantagem mais citada pela maioria dos donos de restaurantes sobre o iFood. E a verdade é que as taxas e a comissão cobradas pela plataforma não são pequenas.

Esses valores podem variar entre 15% a 27% de cada pedido.

  • Dependência total da plataforma

Um outro aspecto a ser levado em consideração é que você pode acabar criando dependência de uma plataforma de terceiros para vender. O iFood sem sombra de dúvidas é uma excelente vitrine de exposição, mas não pode ser a sua única estratégia para captar clientes e vender.

Uma outra desvantagem a ser levada em consideração ao cadastrar seu estabelecimento no iFood é a dependência da internet. Você vai precisar contar sempre com uma conexão segura e estável e pode ter suas vendas paralisadas caso tenha algum problema de conexão.

  • Padronização e alta concorrência

O iFood usa um layout comum para todos os restaurantes cadastrados. Isso acaba gerando uma dificuldade em conquistar destaque na plataforma. Além disso, o aplicativo conta com centenas de restaurantes cadastrados. Por isso, a concorrência é enorme.

Esses dois fatos, juntos, podem dificultar a fidelização dos clientes.

Quem pode se cadastrar no iFood?

Podem se cadastrar no iFood qualquer estabelecimento de alimentação – bares, restaurantes, lanchonetes e mercados – com um CNPJ ativo.

A plataforma pede algumas exigências mínimas:

  • ter acesso a uma internet rápida e estável;
  • possuir, pelo menos, um computador;
  • contar com uma equipe de entregas própria (o aplicativo disponibiliza o serviço de entregas apenas em algumas cidades do país);
  • garantir atendimento rápido;
  • possuir CNPJ.

 

E aí? O que você acha? Será que o iFood vale a pena? Conta para gente nos comentários!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×