25 jul 2022

Como usar o FGTS para abrir um negócio

Use o seu FGTS para abrir um negócio

Você sonha em ter a própria empresa e conquistar sua independência financeira, mas não tem dinheiro para dar o pontapé inicial? Veja aqui como usar o seu FGTS para abrir um negócio

Você sempre sonhou em ter o próprio negócio, colocar a sua ideia no mundo e conquistar a tão sonhada independência financeira? Você já fez a sua lição de casa e sabe todos os passos para abrir uma empresa de sucesso, mas não tem o capital necessário para dar o pontapé inicial?

Você sabia que pode usar o seu FGTS para empreender?

O dinheiro, direito de todos os trabalhadores sob regime CLT, é uma mão na roda para casos de emergência ou para resolver pendências financeiras, mas também pode ser utilizado para abrir um negócio, formalizar sua empresa ou expandi-la.

Quando eu posso sacar o meu FGTS para abrir um negócio?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. Ele é uma quantia depositada mensalmente pelo contratante e pode ser sacado pelo trabalhador em determinadas circunstâncias, como demissão, compra da casa própria ou doença grave.

Conheça as principais situações nas quais você pode sacar o seu FGTS:

  • Rescisão sem justa causa por parte do empregador;
  • Aposentadoria;
  • Rescisão por acordo;
  • Aquisição de imóvel;
  • Falecimento do empregador ou falência da empresa;
  • Desastre natural ou Estado de Calamidade Pública;
  • Doença grave do trabalhador ou dependentes (HIV, neoplasia maligna e doenças terminais);
  • Quando atingir 70 anos de idade;
  • Permanecer 3 anos ininterruptos sem depósito de FTGS na conta vinculada;
  • Determinação judicial;

Antecipe o saque do seu FGTS para empreender

No entanto, se você quer usar o seu FGTS para abrir um negócio, existem algumas opções de saques especiais. Com eles, você pode adiantar uma parcela ou porcentagem do dinheiro a que tem direito.

A mais conhecida é o chamado saque aniversário. Nela, o trabalhador pode realizar um saque parcial do fundo no mês do aniversário e nos dois meses seguintes. Mas atenção: essa modalidade possui algumas regras e, caso opte por ela, você não poderá sacar o valor integral do seu benefício em caso de demissão.

Existe também a possibilidade de fazer o saque emergencial, possibilidade aberta pelo governo através de uma Medida Provisória. Todos os trabalhadores que possuam conta ativa ou inativa no FGTS têm direito ao benefício. O valor é limitado a R$ 1.000 e, caso o valor na sua conta não chegue a esse número, você receberá todo o seu saldo.

Como usar o FGTS para abrir um negócio

Existem várias maneiras de usar o seu FGTS para empreender. Você pode abrir o seu próprio negócio, usá-lo para expandir sua empresa ou até mesmo abrir uma franquia.

Dessa maneira, o seu FGTS pode ser usado como capital inicial para a sua empresa, para construir seu estoque, investir em equipamentos ou mesmo abrir uma nova filial.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é importante refletir bastante e analisar bem todas as suas opções. O primeiro passo, portanto, é realizar um cuidadoso estudo para saber qual das opções mais se adequa a você e às suas necessidades.

Você já viu o nosso passo a passo para abrir uma empresa? Clique aqui e confira

O dinheiro do FGTS foi pensado para ser um fundo de segurança. O seu principal objetivo, portanto, é garantir que o trabalhador tenha com o que contar em casos de emergência. Por isso, usar o FGTS para abrir um negócio precisa ser uma decisão tomada com calma e muita consciência.

Cuidados antes de usar o FGTS para empreender

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao usar o seu FGTS na sua empresa é que você está apenas emprestando esse dinheiro ao seu negócio. Ou seja, é um dinheiro que você precisa recuperar assim que possível. Afinal, ele é a um dinheiro para emergências ou situações especiais, como a compra da casa própria, lembra?

Ao pedir um empréstimo para um banco, você tem a obrigação de pagar tudo de volta, o mais rápido possível, certo? Então por que seria diferente com o seu FGTS? Aqui, em vez de um banco, temos um sócio emprestando dinheiro ao negócio.

Com isso em mente, veja um passo a passo para te ajudar usar o seu FGTS para abrir um negócio com segurança:

  • Planejamento

O primeiro passo para quem deseja começar o próprio negócio é estudar. E aqui não seria diferente. Por isso, antes de investir o seu FGTS na sua empresa, faça um planejamento estratégico. Levante informações sobre o mercado, sobre seus concorrentes, fornecedores, público-alvo, entenda os riscos.

  • Entenda todos os desafios de empreender

Muitas vezes, ficamos tão animados com o sonho da independência financeira que ignoramos os desafios de empreender. Antes de usar o seu FGTS para abrir um negócio, é preciso se perguntar se você está pronto, se está disposto a enfrentar os desafios e a lidar com as frustrações que invariavelmente virão no processo.

  • Separe suas contas pessoais das contas do seu negócio

Lembra do que falei logo aí em cima sobre a necessidade de ter em mente que, ao usar o seu FGTS para empreender, você está apenas emprestando dinheiro ao seu negócio e precisa ter um plano para recuperá-lo?

Pois bem!

O primeiro passo para isso é separar a pessoa física da pessoa jurídica. Ou seja, você precisa separar as suas contas pessoais das contas da sua empresa. Esse é o primeiro passo para garantir a saúde financeira do seu negócio no futuro e você precisa fazer isso desde o começo.

Não caia nesse erro que eu vejo muitos pequenos empreendedores fazendo!

Vai começar o próprio negócio? 

Depois de pensar cuidadosamente nos pontos acima, se você decidiu que está pronto para pedir demissão para empreender, agora é a hora de começar os preparativos. Eu estou aqui para te acompanhar nessa jornada!

Eu sou Flávia Paixão,  especialista em gestão de pequenos negócios e em marketing digital. O meu objetivo aqui é te ajudar a deixar o amadorismo para trás e fazer de você um profissional do empreendedorismo!

Com o meu conteúdo, eu quero te mostrar que uma gestão de sucesso começa ainda no papel. Ficou curioso?

Então não deixe de me seguir em todas as redes sociais e entrar no nosso grupo do Telegram, lá temos uma troca diária.

E não esqueça: se o meu conteúdo te ajudou, compartilhe este texto com outros empreendedores!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×