Empreender é dor que vale a pena! Sofra menos ao empreender, reunindo dados e planejando suas ações.
Quando ouvimos falar de empreendedorismo, na maioria das vezes as pessoas deixam de nos contar o que acontece nos bastidores.
Tendo em vista que empreender é dor, esqueceram de lhe falar dos riscos que você vai enfrentar e ouvir várias vezes: “Não vai dar certo”, por exemplo, ou que “você deve deixar disso e ir procurar um trabalho seguro”, e que você é louco.
Pois é! Quando me chamam de louca, penso o seguinte: estou no caminho certo. Porque muitas vezes ser considerado normal é distribuir currículos, ter a carteira assinada, mesmo trabalhando insatisfeito e sem perspectivas.
1 – A necessidade de se preparar reunindo dados e planejando suas ações
Por ser uma decisão árdua, empreender se relaciona a superação, determinação e foco. Pois bem, o empreendedor pode ser comparado a um jogador de futebol, que chuta e corre para o gol. Assim como no esporte, é preciso se preparar para alcançar os seus objetivos e se superar a cada dia.
Logo, não é novidade se eu disser que a falta de informação e planejamento são uns dos grandes impedidores do crescimento dos empreendedores. Vou explicar melhor:
Quando se tem uma ideia, o empreendedor, muitas vezes movido pela emoção, esquece de se perguntar: quais são os pontos fracos deste negócio? Já existe algo similar que eu possa pesquisar e implantar melhorias? Como me diferenciar no mercado e ser mais competitivo? Empreender é dor que vale a pena e isso é reunir dados e planejar!
2 – Você deve correr um risco calculado
Para empreender, é preciso correr risco, mas isso não quer dizer se jogar das alturas sem paraquedas, esse risco é um risco calculado, o empreendedor vai reunir o máximo de informações necessárias antes de tomar as decisões no seu negócio.
Portanto, é preciso pesquisar, buscar informações, saber qual é o mínimo de conhecimento necessário para iniciar um negócio como o seu. Procurar informações do mercado e do seu cliente é fundamental para entender as necessidades e as insatisfações existentes. Mesmo se preparando, você, empreendedor, ainda sentirá algumas dores, mas o sentimento de conquista, superação e realização serão mais fortes!
“Se você fizer as coisas que precisa fazer quando precisar fazê-las, então um dia você poderá fazer as coisas que quer fazer, quando quiser fazê-las” – Zig Ziglar, Orador motivacional e escritor.