29 jun 2022

Como escolher a maquininha de cartão certa para seu negócio

Escolher a maquininha de cartão certa para o seu negócio pode impactar nas suas vendas e no seu capital de giro
Escolher a maquininha de cartão certa para o seu negócio pode impactar nas suas vendas e no seu capital de giro

Há uma série de fatores que você precisa prestar atenção ao escolher a maquininha de cartão de crédito. Afinal, essa é uma decisão que terá impacto direto no sucesso do seu negócio.

 

Eu quero saber: quantas vendas com dinheiro você fez no último mês? Imagino que poucas, não é mesmo?

A gente sabe que hoje em dia quase ninguém paga com dinheiro. Atualmente, no Brasil, temos assistido a inovações constantes no jeito de pagar. Estamos caminhando para formas de pagamento cada vez mais digitais e rápidas. PIX, transações por aproximação e pagamentos com carteiras digitais são alguns exemplos dessas inovações.

Além disso, a possibilidade de parcelamento é super importante. Por isso, escolher a maquininha de cartão certa para o seu negócio é fundamental.

Pensando nisso, elaborei este artigo para te ajudar a escolher a maquininha de cartão que mais funciona para o seu negócio. Vamos lá?

Por que é tão importante saber escolher a maquininha de cartão 

Primeiro você precisa ter em mente que escolher a maquininha de cartão tem impacto direto nas suas vendas.

Afinal, ela pode determinar uma compra. Já pensou se um cliente desiste de comprar com você porque a bandeira dele não é aceita na sua maquininha?

Escolher a maquininha de cartão certa também vai te ajudar a fechar as contas no final do mês. Isso porque as condições variam de uma para outra. E eu não estou falando apenas das taxas, viu?

Imagina vender hoje e só receber em 90 dias? É uma coisa que pode acontecer se você não prestar atenção nos prazos de repasse. Isso impacta diretamente no seu capital de giro. Já tinha pensado neste ponto?

Por todas essas razões, para não ter uma surpresa, na hora de escolher a sua maquininha, você precisa prestar atenção em uma série de coisas.

O que você precisa observar na hora de escolher a maquininha de cartão

Eu sei que o número de opções encontradas por quem precisa escolher a maquininha de cartão é enorme: PagSeguro, Rede, Cielo, SumUp, Cielo, InfinitePay, Stone…

Por isso, é preciso observar alguns critérios na hora de fazer a escolha. Hoje em dia, além do preço e das condições gerais, é preciso ficar de olho em algumas características adicionais. Veja a lista dos principais pontos que separei para você:

Saiba as necessidades do seu negócio

A primeira coisa a fazer antes de escolher a maquininha de cartão é parar para analisar as necessidades do seu negócio. O que você espera da sua maquininha de cartão?

Leve em conta fatores como volume de vendas esperado, seu perfil de vendas no crédito, se você consegue oferecer parcelamento sem juros, se você precisa receber o dinheiro logo ou pode esperar mais tempo.

Consulte se a maquininha aceita as principais bandeiras

Bandeiras são as empresas fazem a intermediação da transação entre o cartão e a maquininha. É sempre importante conferir se as principais bandeiras são aceitas:

  • Mastercard
  • Visa
  • Elo
  • Hipercard
  • Diners
  • American Express

Se você está no ramo alimentício – restaurantes, padarias e mercados -, também precisa prestar atenção se são aceitos vales refeição e alimentação. O mesmo raciocínio vale para postos de gasolina e vouchers de combustível.

Confira as tecnologias dos aparelhos

Com cada vez mais formas de pagamento digitais, tão importante quanto conferir as bandeiras aceitas é ver quais tecnologias a maquininha oferece.

Por isso, na hora de escolher a maquininha de cartão observe:

  • Opção de transação por QR Code
  • Pagamento por aproximação
  • Integração com o sistema PIX

Confira todas as taxas e custos

O próximo fator a ser observado na hora de escolher a maquininha de cartão é o custo. Confira todas as taxas envolvidas. Aqui alguns exemplos:

– Taxa de débito

– Taxa de crédito

– Taxa de antecipação

– Aquisição ou aluguel do aparelho

Você deve procurar por taxas menores para as transações que você mais realiza no seu negócio. Por exemplo, lojas de roupas ou de eletrônicos fazem mais vendas parceladas. Enquanto restaurantes e padarias vendem mais no débito ou crédito à vista.

Na internet, você encontra alguns comparadores de maquininhas. Com eles, você pode simular gratuitamente taxas de várias máquinas de cartão de acordo com volume e tipo de vendas.

Confira os prazos e condições para recebimento

Por fim, é preciso prestar atenção aos prazos de repasse das vendas para sua conta bancária. Afinal, você não quer passar sufoco para pagar suas contas, né?

Em geral, vendas no débito têm o valor repassado em 1 ou 2 dias úteis. Já as vendas no crédito costumam ter prazos a partir de 30 dias corridos. Leve esses prazos em consideração na hora de escolher a maquininha de cartão.

É possível reduzir o prazo de repasse das compras no crédito mediante antecipação, no entanto, não é recomendado. Essas taxas costumam ser bastante caras e podem chegar até a 40% do valor da venda.

Outro ponto a ser observado é como o dinheiro é repassado. Algumas empresas, como o Mercado Pago e a PagSeguro, depositam o dinheiro em uma conta de pagamentos própria, sendo necessário fazer transferências recorrentes.

Você também pode conseguir condições especiais ao utilizar bancos parceiros para suas transações. Por exemplo, o Santander tem parceria com a Getnet, o Banco Safra tem parceria com a SafraPay.

Conheça as principais maquininhas de cartão

Agora que você já sabe todos os fatores que deve prestar atenção na hora de escolher sua maquininha de cartão, veja nossa lista com as principais opções:

  • PagSeguro

O PagSeguro tem 6 máquinas diferentes de cartão, cada uma delas possui suas particularidades, taxas e condições. Todas aceitam as bandeiras: Mastercard, Visa, Elo, Cabal, Hipercard, Alelo, Sodexo, Ticket, VR, American Express e Diners Club.

Uma boa opção é a Moderninha, uma opção completa e com bom custo-benefício.

  • Rede

A Rede é uma marca vinculada ao banco Itaú e tem quatro opções de máquina de cartão, variando de acordo com o tipo de conexão de cada uma. Dependendo do seu volume de vendas, é possível ter aluguel grátis. Muito bacana!

  • GetNet

Pertence ao grupo Santander e oferece modelos fixo e móvel. Não cobra taxa de adesão e o aparelho sai de graça, mas há cobrança de mensalidade, com possibilidade de isenção de acordo com o volume de vendas.

  • Mercado Pago

É a maquininha do Mercado Livre. Apesar de oferecer menos opções, é muito popular para pequenas empresas e MEIs. Não cobra taxa de adesão e nem aluguel, mas você precisa  comprar a maquineta.

  • Cielo Flash

Pertence ao Cielo, uma das principais empresas de pagamento do Brasil. É rápida, completa e alinhada às transformações digitais. Faz também recargas de celular. No entanto, não tem preço competitivo.

Já está pronta(o) para escolher a maquininha de cartão que mais se adapta ao seu negócio?

Tenho certeza que depois desse artigo você já sabe tudo o que precisa para analisar tudo o que precisa para fazer a melhor escolha. Agora é a hora de arregaçar as mangas e colocar em prática.

E não esqueça: estou aqui para te acompanhar na sua jornada!

Eu sou Flávia Paixão,  especialista em gestão de pequenos negócios e em marketing digital. O meu objetivo aqui é te ajudar a deixar o amadorismo para trás e fazer de você um profissional do empreendedorismo!

Então não deixe de me seguir em todas as redes sociais e entrar no nosso grupo do Telegram, lá temos uma troca diária.

E não esqueça: se o meu conteúdo te ajudou, compartilhe este texto com outros empreendedores!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×