Entenda as etapas do funil de vendas aplicados ao marketing
Com certeza você como a maioria deseja uma fórmula mágica para vender mais ou passos rápidos para conseguir resultados extraordinários, não é?
Coloca o pé não chão! Existe é trabalho para ser feito, certo? Quando você terminar de assistir a este vídeo você vai ter a resposta de como vender mais pelo Instagram a partir da organização do seu funil de vendas e do conteúdo correto. Fica aqui comigo que vou te explicar o passo a passo.
Que as redes sociais são excelentes canais de vendas você já ouviu falar. Você até acredita que elas te ajudam, mas ainda não tão aquele resultado que o seu negócio tanto precisa e espera.
Vou mostrar como transformar seguidores em clientes. Não é mágica, é uma estratégia que dá certo para empreendedores que têm um negócio tradicional como lojas, prestam serviços ou são profissionais liberais.
Eu sou Flávia Paixão especialista em gestão de pequenos negócios e em marketing digital. O meu conteúdo vai te dar informações e conhecimento para que você comece a melhorar a gestão do seu negócio e com isso tenha melhores resultados.
Vou começar te fazendo uma pergunta: você já ouviu falar em funil de vendas? Tem alguma ideia do que seja? Se não conhece o termo funil de vendas, pense aí em um funil. Observe que um funil tem o topo mais largo e a ponta bem mais estreita. Vamos dividir o funil em 3 partes : TOPO, MEIO E FUNDO.
Tá, mas o que isso tem a ver com vendas?! Pronto isso é que vou te explicar agora.
Vamos pensar na aplicação do funil de vendas no seu Instagram, mas poderia ser qualquer outra rede social ou até mesmo no seu site. Considere o seguinte: o número total de seus seguidores representa o topo do funil.
Passaram a te seguir, mas muitas vezes ainda nem entendem bem seu trabalho. Muitos seguidores estão no estágio que chamamos de FRIO.
Não interagem, não curtem, não comentam, nem lembram que te seguem.
Precisamos leva-los para o meio do funil, que já é mais morninho. Para leva-lós para lá, você precisa de um conteúdo que chegue até eles, ou seja, que tenha um bom alcance. Isso chama a atenção deles, então visualmente tem que ser bem atrativo e com uma mensagem que os faça interagir. Geralmente estas postagens não são de vendas ou falam de seu produto de forma direta.
Quando a pessoa passa para o meio do funil a estratégia de conteúdo já é diferente. Aqui você precisa gerar relacionamento, dar dicas, criar necessidades. Vou dar um exemplo sobre criar necessidade. Nos últimos meses, como tenho ficado mais em casa comecei a seguir algumas páginas de decoração de cada e plantas. Como estou com muita vontade de comprar plantas curti os posts que mais gostei.
Não comprei porque ainda tenho uma objeção: “sei que as plantinhas vou morrer”
Estou propícia a comprar. Neste caso, as páginas que sigo precisam estar atentas para o meu tipo de persona: Moro sozinha, quero plantas, mas esqueço de molhar e viajo muito.
Nesta etapa, eu me considero no fundo do funil, parte quente! As postagens que vão me impactar são os de dúvidas e de respostas as possíveis objeções.
O conteúdo adequado seria: dicas de plantas mais resistentes. Dicas de como manter as plantas vivas quando viajar. No dia que tiver estas respostas, compro! Por isso a importância de suas postagens serem planejadas considerando a etapa do funil e do seu tipo de persona.
Pense o seguinte, o seu seguidor está aí com você por algum motivo: Buscando soluções, acha sua página interessante, te conhece, está comparando a sua empresa com outras para decidir comprar. Você precisa trazer postagens que converta este seguidor em comprador.
Mas para isso ele precisa cair no funil de conversão que vai exigir de você técnicas de vendas. Se você que saber mais sobre técnicas de vendas comenta aí.