Entenda como funciona o catálogo do WhatsApp Business
Você conhece a ferramenta do WhatsApp que permite que você cadastre todos os seus produtos já com os respectivos preços? Isso facilitaria sua vida e ainda te ajudaria a vender mais. Que tal?
Você, pequeno empreendedor, precisa usar ferramentas que o ajudem a se organizar no dia a dia.
Percebi que muitos empreendedores estão usando a ferramenta de forma incorreta, que não vai gerar o resultado que eles esperam.
Então hoje vamos falar sobre a ferramenta catálogo. E como fazer para que ela lhe dê mais resultados, ajudando no dia a dia a vender mais e melhorar os seus resultados – afinal, esse é o objetivo aqui.
O WhatsApp Business é o WhatsApp para negócio. Se você tem o WhatsApp comum, você pode baixar Whatsapp Business e ter os dois WhatsApps no celular com números diferentes.
Caso você migre do WhatsApp comum para WhatsApp Business você perderá algumas informações e algumas mensagens – lembre-se disso se você tiver alguma mensagem ou pedidos de clientes.
Vamos às dicas de como usar o catálogo do WhatsApp Business
Um recurso muito útil que pode facilitar a sua vida como empreendedor é o Catálogo (que fica na opção “Configurações”).
onde você cadastra os seus produtos ou serviços, adiciona fotos, valores e informações mais completas que desejar.
Vamos falar também sobre mensagens automáticas de saudação e de ausência – mensagens rápidas – que juntas te ajudarão a gerir melhor a sua venda.
A mensagem automática de saudação é encaminhada quando o cliente faz o primeiro contato com você no WhatsApp, e você pode programá-la para uma nova saudação após 14 dias caso não haja interação entre o cliente e a sua conta WhatsApp Business.
Existe também a opção de colocar o seu horário de atendimento. Assim, fora desse período, você pode programar para o cliente receber mensagens automáticas (mensagem de ausência). Mas, atente-se, pois é importante que essas mensagens te ajudem a vender mais.
Observem que no WhatsApp – Catálogo – você tem a opção de compartilhar o link do catálogo com o seu cliente na própria mensagem automática. Isso facilita muito a sua vida de empreendedor e a do cliente que deseja ter acesso aos produtos que estão à venda.
A ideia também é que essa mensagem de saudação ou a mensagem de ausência já inicie uma pré-venda. Não use “no momento não posso atender”!
Mas sim “Olá, tudo bem? Faça seu pedido e entregaremos a partir de ‘tal’ dia”, fazendo um pré-atendimento.E, dica: informe ao final que se trata de uma mensagem automática, para não gerar confusão com o cliente ou um desconforto qualquer.
Enfim, a ideia é:
Se o cliente deseja fazer um pedido, que isso seja possível e fácil desde o primeiro contato. Faça uma mensagem automática já direcionando para essa situação de venda/compra.
Ao explorar essa ferramenta, você pode melhorar os resultados e o seu perfil empreendedor/gestor de forma fácil, prática e organizada.