
PASSO A PASSO DO REGISTRO DE MARCA
Quer saber como registrar a marca do seu negócio? Você escolheu o nome da sua empresa, abriu seu negócio e está aí ansioso para criar a sua marca né? Muita calma nessa hora!, leia este artigo até o fim para NÃO fazer besteira.
Já pensou que você pode receber uma notificação em sua casa sendo acusado de estar usando a marca de uma outra empresa?
Eiitaaa! Deu até aquele frio na barriga né? Mas também, agora não precisa ficar desesperado e sair correndo.
Já vi tudo! Pois, está aí pensando que vai gastar rios de dinheiro para fazer esse registro. Não é um valor alto.
Então, irei te ajudar com algumas dicas e Independente do nível que você esteja, se está iniciando ou está em um negócio consolidado, você vai poder dar os primeiros passos no processo de registro de marca.
1 – Tipos de registro de marca
Para começar, você precisa entender que registrar uma marca garante que você tenha exclusividade da marca, e dessa maneira te dá o direito de impedir que outras pessoas usem sua marca seu a sua autorização.
O registro de marca pode ser:
- Marca Nominativa: são aquelas marcas expressadas unicamente por palavras. Ex. Coca-Cola.
- Marca Figurativa: são aquelas marcas representadas por sinais visuais, caracterizadas por um desenho, imagem ou símbolo. Ex: o símbolo da Nike.
- Marca mista: são aquelas que mesclam os elementos figurativo e nominativo, isto é, símbolos + escrita.
- Marcas Tridimensionais: que são aquelas constituídas de uma forma plástica distintiva em 3 dimensões, seu formato deve garantir a individualização do produto ou serviço a qual se aplica.
2 – Procedimentos para registro de marca
- Vá ao site do INPI (www.inpi.gov.br);
- Antes de tudo faça uma busca para ver se existe algum nome semelhante ou igual ao que deseja registrar que já tenha sido protegido;
- Caso verifique que a marca não está registrada, o próximo passo será preencher o cadastro para solicitação do registro. As taxas pagas dependem do enquadramento empresarial. ( veja a tabela no site);
- Depois de feito tudo isso, é hora de pagar a GRU (Guia de recolhimento da União);
- GRU pago, agora é hora de iniciar o acesso ao site e realizar a solicitação, você irá anexar a foto e especificar o tipo de registro;
- Você precisará acompanhar a situação do pedido devido as diferentes etapas para poder enviar alguns documentos quando necessário;
- Sendo deferido o pedido de registro de marca, será emitido uma taxa decenal ( para uso/ propriedade de 10 anos)
- Após isso imprima o certificado de propriedade digital;
Prontinho, marca registrada! E a boa notícia, por isso, é que só precisa ser renovada de 10 em 10 anos, e não precisará fazer todo esse processo. Só fará o pagamento da taxa decenal.
Viu, como é fácil? O site do INPI, portanto, tem tudo explicado e ainda possui um manual com as orientações que precisa, além dos valores das taxas. Agora não tem mais desculpa para não registrar sua marca.