a verdade sobre empreender

04 maio 2020

A verdade sobre empreender: Desmistificando o empreendedorismo

Os prós e contras de empreender 

a verdade sobre empreender

A verdade sobre empreender é que isso é dor!

A princípio se fala muito em a quero empreender quero ter meu negócio, quero ter mais liberdade e qualidade de vida.

Entretanto, quando você começar a empreender você verá que não é tarefa fácil, pois a gente tem tanta coisa para cuidar, que a gente fala assim: 

“Meu Deus hoje já é quarta, hoje já é quinta… Eu até falo e brinco com o pessoal assim, quem empreende vive mais, sabe por quê?”

Porque a gente não fica pedindo para o tempo passar mais rápido, pelo contrário, está chegando o final do mês e fala: 

“Vish, ainda tem contas para pagar, meu Deus do céu ainda não vendi o suficiente!” 

1 – A verdade sobre empreender: As dores

Logo o empreender, o empreender na vida real é luta, não estou desanimando você, “a eu vou desistir “, não comece a chorar não tá! bó parar, a idéia é a gente sabe que é complicado, principalmente o pessoal que está começando.

Muitas vezes a pessoa acha: Ah, vou abrir uma empresa, mês que vem vou comprar um carro para mim, um carro melhor porque agora eu sou empreendedor…

Gente, não é assim!

Então, são noites sem dormir, o seu negócio principalmente no início vai necessitar que você coloque mais energia em cima dele.

Por isso, pense estrategicamente, pense como é que você vai crescer como você vai se estabilizar, como é que você vai se organizar.

Muito provavelmente você vai trabalhar de domingo a domingo, ou mais, você vai ter que conversar isso com seu parceiro com sua parceira.

Se você for casado casada tiver um relacionamento, vai ter que conversar com essa pessoa também.

2 – Meu negócio “o centro do universo” 

Nesse meio tempo tem um problema que irrita, porque você começa a falar só disso, e às vezes as pessoas ficam gente, só tem isso na vida dessa pessoa agora? É porque quando a gente tem um negócio isso realmente é muito importante.

Até falei no post anterior que empreender, ter uma empresa é como se fosse um filho, é algo muito importante para nós, então realmente colocamos a vida, no caso as nossas horas os nossos dias para que isso aconteça.

Mas temos que botar o pé no chão gente, que não é, não é abrir um negócio você já vai ficar rico.. “Ainda tem muita água para rolar embaixo dessa ponte”.

3 – A verdade sobre empreender: Para o negócio crescer o empresário precisa ter persistência 

Quer saber a verdade sobre empreender? Considere as pessoas bem sucedidas estabilizadas, grandes empreendedores o pessoal fala muito, por exemplo, a história do Sílvio Santos.

Poxa, ele hoje tem um canal, uma emissora. A questão é o que ele passou, o que ele sofreu para alcançar tudo isso.

Portanto, é isso que a gente precisa ter consciência, de que para empreender para continuar com o nosso negócio é sofrência, mas essa sofrência, vai gerar frutos.

Mas também não ache “a vou ficar sofrendo o tempo todo pronto e acabou…” Não, você tem que pensar eu estou sofrendo aqui e agora por que?

4 – Analise: Quais os motivos dos sofrimentos?

Ou seja, pense “o que é que eu tenho que fazer ?” Digamos: Ah, eu estou sofrendo por que eu não estou conseguindo vender bem, eu estou sofrendo porque a minha equipe não está engajada.

Será que eu estou trazendo as pessoas certas para trabalhar comigo? Será que eu estou orientando direito essas pessoas?

Ah, eu estou sofrendo porque em meu estabelecimento comercial não entram clientes…

Se questione, “por que é que o cliente não está entrando aqui?”

Ah, eu estou sofrendo porque no meu e-commerce quando chega no carrinho as pessoas abandonam, e isso vai gerando dores de cabeça, não é isso?

Dívidas e problemas na empresa, então a sofrência é normal, o tempo todo um novo desafio a gente vai enfrentar como empreendedor.

Agora, o que você precisa pensar é como é que eu passo, como é que eu venço esse desafio para encarar outros.

Conclusão

Enfim, a verdade é que se fosse fácil todo mundo teria seu próprio negócio, não enxergue as barreiras e dificuldades como algo negativo, mas como passos rumo ao crescimento do seu negócio.

Veja o exemplo da história de Thomas Edison criador da lâmpada incandescente contada no site Portal Raízes, ele realizou 1200 tentativas durante anos até conseguir efetivar o seu projeto, e ele enxergava cada fracasso como um passo rumo ao seu objetivo.

 “Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”. Thomás Edison

Então, nos próximos posts, a gente vai se aprofundando um pouco mais sobre gestão, só que a gente precisa entender, que o mais importante, no momento de pensar em gerenciar um negócio, é o nosso comportamento.

Todavia se você não mudar a forma de pensar e tomar uma atitude, você vai ler esse post mas a sua vida vai continuar a mesma coisa, você vai dizer “ah, legal amei aquele artigo que Flávia falou”.

Mas se você não colocar nada em prática pessoal, é só mais um texto lido, então se comprometa em colocar em prática, ver o que é que você pode estar mudando, para melhorar a gestão do seu negócio tá certo. Até a próxima!

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×