quanto devo cobrar por determinado serviço

29 abr 2020

Quanto devo cobrar por um determinado serviço?

Entenda que o seu posicionamento e o posicionamento do seu negócio são cruciais para o valor do seu serviço no mercado!

Mas e aí, quanto devo cobrar um determinado serviço?

Olá, pessoal, mais um post aqui da Flávia, que poderia estar na praia, mas está aqui escrevendo para você! 

Então se gostar, comente, tá?

Hoje, eu vou falar sobre uma coisa que é muito importante que as pessoas têm me mandado muitas perguntas, que eu acho interessante a gente discutir que é:

 “Flávia, eu não sei quanto cobrar nesse serviço”.

Se você precisa sobreviver, pagar as suas contas, e acredita que você merece mais; você precisa se reposicionar no mercado.

“Como é que é isso aí, Flávia ? Me explica esse negócio?”

1 – Quanto devo cobrar um determinado serviço: Se posicione no mercado 

A princípio as pessoas reclamam muito “a o cliente não paga o quanto eu cobro”, “a culpa é do cliente que não valoriza o meu trabalho…”. Não, a culpa é sua! A culpa é da sua forma de se comunicar.

Pois, o que ocorre muitas vezes é, você presta um determinado serviço e esse serviço é passado por indicações das pessoas. Então, você diz “ah, eu vou fazer um valor menor para você, já que você acha que está caro”

Certamente,  você não vai falar isso diretamente, mas acaba agindo dessa forma.

Com isso, você vai formando uma corrente de indicações que é, “ah, fala com ela que ela dá desconto”, e todos os seus clientes você dá desconto e nunca consegue posicionar o seu valor, você precisa sair desse ciclo e encontrar outros clientes.

Considere que se você mesmo não reconhecer o valor do seu serviço, outros também não o farão. 

2 – Defina o perfil do seu cliente 

Além disso as redes sociais ajudam muito, só que isso vai além das redes sociais, você precisa pensar quem são as pessoas e onde é que está o seu nicho.

Qual é o perfil do seu cliente que está disposto a pagar mais pelo seu serviço?

3 – Quanto devo cobrar um determinado serviço: Qual a imagem que você passa para o seu cliente?

Haja vista será que a empresa a qual você quer prestar o serviço vê você como um bom prestador de serviço?

Será que ela pagaria a mais pelo seu serviço, ou ela olha para você e diz assim:

“Hum, eu prefiro não pagar nessa empresa não, faz com fulaninha que fulaninha eu sei que cobra mais caro, porém faz melhor o serviço”.

Então, a forma que você se posiciona a forma que você se comunica vai passar uma impressão que será crucial para a decisão do cliente.

4 – Mostre o seu valor para o mercado

Por exemplo eu tenho um colega meu consultor que falou assim “ah, Flávia eu não vou fazer palestra lá não, (ó, eu aqui lavando roupa suja no meio do blog né gente ) porque não sei quem zinho lá vai ganhar por uma palestra de 1 hora 40 mil reais…” 

Aí eu digo: é o mercado que não paga, ou esse meu colega que não vale os 40 mil no momento? Mas ele quer ganhar os 40 mil reais!

Então, o mercado paga gente, fotografia tem gente que faz pacote de R$ 400, 500 e tem gente que faz pacote de R# 2 mil, 3 mil e 4 mil, o mercado paga, agora você precisa mostrar para esse mercado que você valhe isso; 

5 – Demonstre segurança e passe credibilidade

Pois, se você chega para o mercado, digamos, o mercado de fotografia, tem gente que cobra lá 5 mil reais num pacote de fotografia para um evento. Aí, vai você para um evento do mesmo porte e  diz:  “olha, gente eu faço por mil…”

O cara vai dizer assim:  Não, não, faça com o de 5mil, porque eu acho que esse aí de mil reais talvez não entregue as fotos. Não vai ser da qualidade esperada ou não vai conseguir dar conta…

Portanto, gente, isso tem tudo muito a ver com a sua comunicação nas redes sociais, o nome da sua empresa a forma que você se apresenta.

6 – O que de fato você está vendendo?

Por outro lado, tem um ponto que é muito importante que você tem que considerar que é: o quê que o cliente está comprando de você?

Pois, eu até falei em outro artigo, que o cliente também compra valor, então você precisa compreender qual é a necessidade desse cliente, o que ele quer, por exemplo, vou lhe dar um exemplo bem simples.

Você vai ao açougue comprar carne, o açougue te vende carne. Mas você não está comprando carne, você está comprando churrascão final de semana com seus amigos, com sua família.

O valor de “essa carne vai ficar deliciosa, seus amigos vão adorar vai ser um churrasco daqueles” é diferente de apenas comprar carne.

Então é agregar valor, e esse agregar valor faz com que o cliente pague mais pelo seu serviço.

Conclusão

Quando um empreendedor inicia um negócio em algum ramo de prestação de serviços. Naturalmente, ele optará por cobrar a média do que ele conhece do valor do serviço no  mercado.

Ou pelo menos ele vai buscar informações para fazer dessa forma.

Mas até para ele se manter páreo nessa média da concorrência, não é apenas cobrar o mesmo valor, mas prestar um serviço equivalente;

E prestar um serviço equivalente envolve não apenas o serviço bem feito, mas também, ter credibilidade diante do cliente, um posicionamento seguro diante do mercado, nas redes sociais, na forma de se apresentar.

Prestar um serviço que preze pela real satisfação da necessidade do cliente que muitas vezes pode ser um valor que vai além da prestação do serviço.

E se isso acontece o empreendedor se torna referência em seu ramo, a demanda aumenta e, dessa forma, viabiliza até o aprimoramento do negócio. Por conseguinte, possibilita um aumento do preço do serviço.

Pois, apesar do aumento, os clientes verão que tal empresa que fornece tal serviço tem um valor. Tem um valor no seu todo, que a diferencia das demais.

No mais, será postado um artigo para vocês falando quais são os atributos importantes para agregar valor a sua marca. Aí, então, você começa a ganhar mais.

Agora, quando começar a ganhar mais comenta aqui no blog né, manda um feedback aqui também.

Então, pessoal até a próxima tá certo, não deixa de dizer o que é que você achou, Bay !  e vem empreender com Paixão! 

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×