5 passos para iniciar a gestão financeira para pequenas empresas
- ORGANIZE A SUA GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL
- REDUZA OS SEUS GASTOS PESSOAIS
- TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA PARA PESSOA FÍSICA
- ABRA UM CONTA EXCLUSIVA PARA A SUA EMPRESA
- COMECE A LISTAR OS CUSTOS E DESPESAS DO SEU NEGÓCIO
O GRANDE ERRO
A gestão financeira em pequenas empresas é um ponto fundamental para o sucesso do negócio. Alguns empreendedores quando começam, esquecem que a pessoa física (Você), também precisa pagar as contas: internet, água, energia, roupa, alimento, etc.
Logo, o dono do negócio erroneamente começa a fazer retiradas da empresa para suas despesas, antes mesmo que ela possa pagar os investimentos feitos.
É preciso considerar que leva um tempo para ocorrer o retorno do investimento e ainda mais tempo para ter lucro. Por isso, não é aconselhável fazer retiradas da empresa antes que o lucro esteja acontecendo.
Portanto, para diminuir os impactos negativos de fazer isso em seu negócio no início, SEPARE a conta pessoal da conta da empresa.
1 – ORGANIZE A SUA GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL
Então, você precisa parar e pensar o seguinte: quanto é que eu, pessoa física, preciso para sobreviver?
Portanto, comece a listar todas as despesas pessoais. Pode começar fazendo em um caderno, planilha de Excel ou aplicativo como Minhas Economias, Guiabolso ou Organizze. Levante: quais são as despesas fixas que você tem?
Dessa forma, compreendendo que as despesas fixas são aquelas que você tem todo mês, com pouca ou nenhuma variação. Tais como: água, luz, internet, transporte, telefone entre outras. Aqueles que são essenciais para você. É importante que você tenha em mente o valor mensal que você precisa para se manter.
2 – REDUZA SEUS GASTOS PESSOAIS
Após saber o valor mensal que você precisa para se manter, análise eles e questione o seguinte:
O que posso cortar ou reduzir?
Por exemplo: cancelar um cartão de crédito que você usa pouco, mas tem custos com anuidade. Outra coisa é reduzir o plano do celular por um mais em conta. Muitas vezes, tem mais recursos no seu pacote do que você precisa. Veja isso!
O que não preciso, mas leva meu dinheiro?
Por exemplo: aquela barra de chocolate que você compra sempre que vai ao supermercado ou aquele café na rua que você pode tomar em casa.
Em fim, comece a enxugar seus gastos de pessoa física. Avalie qual o mínimo que você REALMENTE precisa para sobreviver mensalmente.
3 — RESERVA DE EMERGÊNCIA PARA PESSOA FÍSICA
Portanto, o ideal é que a reserva de emergência seja para pelo menos 6 meses. Considere o total dos gastos fixos mensais que você identificou após a redução, para você saber o valor da sua reserva.
Entretanto, todo mundo te fala isso, e você diz: “Flávia eu não tenho dinheiro, não tenho recurso nem para começar”.
Ok, se você não tem dinheiro, o que você vai fazer?
Vou dar um exemplo: se mora de aluguel, opte por passar um tempo morando com a sua mãe ou pense em dividir a casa com uma amiga.
Portanto, você precisa encontrar meios de obter outras fontes de renda, de modo a ter dinheiro para se manter. Você não deve fazer retiradas do negócio nesse começo.
4 — ABRA UMA CONTA EXCLUSIVA PARA A SUA EMPRESA
Além disso, a criação de uma conta-corrente jurídica vai lhe ajudar muito a separar e executar a gestão financeira da sua empresa.
O que surgir de movimentação financeira em seu negócio seja entrada ou saída de recursos, deve ocorrer apenas nessa conta. Logo, não use o cartão da empresa para outros fins que não seja para o negócio!
5 — COMECE A LISTAR OS CUSTOS E DESPESAS DO SEU NEGÓCIO
Agora que a casa está arrumada você terá que gerir os custos e despesas da sua empresa.
Inicialmente as anotações no caderno e as planilhas de excel são mais que necessárias para você dar conta de gerir o seu pequeno negócio, mas não se acostume!
Pois, com o desenvolvimento do seu negócio, chegará uma hora que você vai precisar de um sistema de gestão. No papel, dificilmente você terá o controle e indicadores.
Enfim, para te ajudar, vou te dar uma dica de um sistema de gestão gratuito e confiável recomendado pelo SEBRAE
O MARKETUP é um sistema inteligente que integra vários campos de um negócio, pois ele tem o que são os chamados ERPs.
Por mais simples que esses 5 passos pareçam ser, eles são essenciais para iniciar a gestão financeira de seu pequeno negócio.
No mais…
Observe que a falha na gestão financeira de pequenas empresas é muito comum. É um dos problemas que levam a quebra de muitas empresas.
Pois, diante da correria do dia a dia você pode acabar misturando as suas contas pessoas com as do negócio. Quando isso acontecer lembre deste artigo e organize as contas direitinho.
Uma coisa te digo, você vai se sentir orgulhosa (o) de si mesma (o)
Espero que este artigo tenha te ajudado em sua caminhada empreendedora. Acompanhe os outros artigos daqui do blog, com certeza vão lhe ajudar muito! Tendo dúvidas deixe um comentário. Venha #empreendercompaixão!