03 ago 2022

Entenda a foto que vende: entenda o algoritmo do Instagram

 

Foto Freepik

Para quem deseja vender online, o Instagram pode ser uma ótima vitrine. Mas será que você sabe como tirar uma foto que vende?

O Instagram pode ser a vitrine da sua loja. Lá você pode ampliar o seu público consumidor e levar sua marca para audiências cada vez maiores. No entanto, nem sempre é fácil ser visto e seduzir pela rede social.

Se você posta uma foto com qualidade ruim, é possível que o tiro saia pela culatra e você acabe gerando desconfiança no seu público.

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, por isso, é importante que as suas fotos sejam atrativas e consigam falar sobre a sua marca. Para isso, é fundamental ter um perfil bonito, com uma identidade visual forte.

Para isso, você não precisa ter um celular de último modelo ou uma câmera fotográfica cara para tirar fotos de boa qualidade.

Tudo o que você precisa é de conhecimento técnico e de criatividade.

Nesse post, eu reuni algumas dicas para você tirar uma foto que realmente vende.

Iluminação e nitidez 

A primeira coisa que você precisa observar para tirar uma foto que vende é a iluminação e a nitidez da foto. Nunca fotografe contra a luz e se certifique seu produto está bem iluminado.

Escolha ambientes com luz natural. Esse tipo de luz valoriza bem o produto.

Se não for possível, tenha focos de luz para iluminar bem o seu produto, evitando sombras. Quando eu falo de focos de luz, eu não estou dizendo que você precisa de um equipamento caro, você pode usar a sua imaginação. Já pensou em usar um abajur que você tem em casa para criar uma luz direta sobre o seu produto?

Uma outra ideia de iluminação direta para fotos de produto sem a necessidade de comprar um equipamento especial é usar uma televisão ou tela de computador como um softbox improvisado. No YouTube, existem alguns vídeos com telas totalmente brancas que cumprem perfeitamente essa função.

Caso decida usar o flash, muita atenção! Ele pode ser de grande ajuda ou ser um verdadeiro inimigo na hora de fotografar. Se você tem um segundo celular em casa, uma boa opção ao flash é usar a lanterna para iluminar seu produto.

Ah! E não esqueça de se certificar que a sua foto está bem focada e nítida. Muitas vezes, esquecemos de limpar a câmera do celular e isso acaba deixando as fotos embaçadas.

Tenha referências de fotos que vendem

Antes de colocar a mão na massa e começar a fotografia, é preciso saber o que é uma foto que vende, certo?

Para isso, nada melhor do que ter referências e inspirações. Procure páginas bem-sucedidas de negócios no seu nicho e observe as características das fotos.  Como é a apresentação dos produtos? Quais elementos estão presentes nas fotos?

Conheça o algoritmo

Muitas vezes, nós temos a sensação de que estamos lutando contra o algoritmo, não é mesmo? Produzimos uma foto com todo o cuidado, pensamos na legenda e o Instagram simplesmente não entrega a nossa foto.

Mas não precisa ser assim! Não existe um manual ou regras oficiais de como o algoritmo do Instagram funciona, mas a partir da nossa experiência podemos pensar em alguns direcionamentos do que funciona ou não.

Por exemplo, sabemos que carrosséis, em geral, têm uma entrega muito maior do que uma foto estática. Além disso, podemos observar que fotos coloridas, onde o produto está em destaque, costumam fazer mais sucesso.

Também sabemos que fotos com pessoas têm mais entrega, assim como fotos chamativas e criativas.

Com essas dicas, é hora de parar de lutar contra o algoritmo e fazer com que ele trabalhe a nosso favor!

Ambientação da foto

Para criar uma foto que vende, você precisa caprichar no ambiente, nos elementos de composição.

Em resumo: o seu produto precisa estar em um ambiente instagramável. Não importa se a sua foto será em um ambiente externo ou em um estúdio, você precisa pensar na composição, na sua paleta de cores, no fundo.

Também é muito importante pensar em elementos que conversem com o seu produto para compor a foto. Pode ser um prato bonito ou uma mesa posta, caso você trabalhe no ramo alimentício; objetos de decoração ou plantas. O importante é criar um cenário agradável, criativo e harmônico.

Uma outra possibilidade é também usar um fundo branco. Isso vai facilitar a visualização do seu produto e a edição da foto.

Comunique bem o seu produto

Atenção: o cenário é importante, mas a estrela da foto deve ser o produto. Ao ver a foto, o cliente precisa entender o que você está vendendo. Suas fotos precisam comunicar ao público o que é o seu produto e como ele será utilizado.

Por isso, preste atenção na escola. Lembre-se que, dependendo do ângulo, o cliente pode perder a noção do tamanho. Tente mostrar o produto de um jeito que o público consiga entender as reais dimensões.

Caso você trabalhe no ramo alimentício, lembre-se que o seu produto precisa ser, antes de mais nada, apetitoso.

Uma foto que vende vai muito além do produto

Apesar de o Instagram ser uma boa vitrine para os seus produtos, você não deve encará-lo apenas como uma vitrine.

Afinal, o Instagram é uma rede social e, como tal, é o espaço para interação com os seus clientes. Por isso, toda foto postada precisa passar uma mensagem.

Assim, fotos técnicas e objetivas demais podem não funcionar.

É importante criar um contexto para suas fotos. Além dos elementos, pense também nos contextos de utilização dos produtos, em situações atraentes nas quais eles possam ser integrados. O importante é usar a criatividade para chamar a atenção dos seus clientes!

Para a criação de contexto e mensagem, as legendas são tão importantes quanto as fotos. Pense em textos criativos e interativos, que falem sobre o seu produto ao mesmo tempo em que incentivem a interação.

GOSTOU? COMPARTILHE! COMENTE!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×