NÃO INICIE UM PEQUENO NEGÓCIO ANTES DE LER ESTAS DICAS

NÃO INICIE UM PEQUENO NEGÓCIO ANTES DE LER ESTAS DICAS

Dicas começar um negócio do zero.

Então, não inicie um negócio antes de ler as dicas que vou te dar. Começar um negócio do zero pode dar uma tremenda dor de cabeça. Antes de pensar na parte burocrática de documentações para abrir uma empresa, há alguns outros pontos importantes, contudo poucos se perguntam.

Logo, para começar a empreender do zero, os primeiros passos são:

  1. Planeje e tenha uma estratégia
  2. Identifique o negócio ideal
  3. Comece com o pé direito
  4. Resolva um problema

1.Planeje. Tenha uma estratégia para começar o negócio.

Que tem que planejar antes de começar um negócio, você já sabe, não é? Realmente, você precisa colocar na sua cabeça que para dar certo você vai ter que:

Se organizar, identificar o que você gosta de fazer e ficar atento às oportunidades do mercado.

Sem dúvidas, o empreendedor precisa conhecer bem a área a qual deseja atuar. Contudo, é essencial também entender de gestão. A grande parte dos pequenos empreendedores é muito operacionais e pouco estratégicos.

O que quero dizer com isso, é que você se comporta dentro do seu negócio como se fosse mais um funcionário. Apenas fica no corre resolvendo pendências e problemas. Te digo uma coisa. Este não é o papel de um gestor! Pense nisso… Você precisa separar um tempinho para pensar no crescimento e na organização do seu negócio.

2. Identifique o negócio ideal para empreender

A princípio, ao se perguntar como iniciar um negócio, você deve se questionar: O que gosto de fazer? Quais são minhas habilidades? Me diz se você já tinha se perguntado isso…

Provavelmente, você não tem a resposta exata do que você gosta de fazer. Então comece excluindo o que você não gosta de fazer ou pelo tente definir em que você acredita ser bom.

Porque digo isso, por exemplo: gosto de dormir cedo. Dificilmente eu teria um restaurante que funcionasse à noite. Amo falar em público, ser palestrante é um grande prazer para mim.

Se seu negócio tiver a ver com o que você gosta de fazer ou te dar algum prazer, você vai ter mais forças para lidar com os desafios.

3. Comece a empreender do zero com o pé direito

Com toda a certeza, há um ponto muito importante: a oportunidade de negócio. Fique atento a uma área que esteja em crescimento ou em que os concorrentes estejam deixando a desejar.

Você pode empreender observando onde os consumidores estão insatisfeitos ou não têm produtos da forma a qual desejam. Você pode considerar um segmento ou até mesmo em uma determinada localização. Fique de olho!

Então, veja só. Uma das formas para empreender é conciliar o que você tem prazer em fazer ou faz bem, com uma demanda existente.

Por isso, para conseguir identificar a demanda, você precisa se acalmar e não ficar tão ansiosa para iniciar de qualquer jeito. Então, fique mais atento ou atenta ao que as pessoas estão buscando e que não tem muita oferta.

AH! Assim que terminar de ler este artigo, veja o vídeo no meu canal sobre a Go Diáspora , agência de intercâmbio criada por Sauanne Bispo. Quando pensou iniciar um negócio, ela conseguiu identificar uma oportunidade no mercado. Claro que esta oportunidade estava na área a qual ela tem conhecimento e gosta: viagens.

Sauanne percebeu que clientes de uma cidade viajavam 150 km para contratar um serviço de intercâmbio. Ela pensou: opa, por que não trazer a minha empresa para cá! Ela já tinha trabalhado na área e já tinha viajado mais de 17 países.

4. Resolva um problema…

Do mesmo modo, assim como o caso de Sauanne, outro ponto importante, é entender qual problema você pode resolver. Uma boa ideia para empreender tem a ver com pessoas que paguem pelo serviço ou produto!

Você pode pensar que teve a melhor ideia do mundo, se ninguém pagar por isso deixa de ser uma boa ideia. Ou não pagarem aquilo que você acredita que vale.

Digamos que você quer abrir um restaurante. Para ter ideias novas e inovar você tem que visitar os restaurantes no bairro, por exemplo. Vá até eles e se pergunte:

O que é que está faltando neles? O que pode ser melhorado? Qual é o público que eles não atendem e que eu podia atender? O que há em outras cidades ou países de inovador que pode atender esse público? Pesquise! Sai da zona de conforto.

Então, comece a ficar mais atenta a essas oportunidades, procure identificar o que o outro está falhando ou não está sendo atendido. Para ter uma boa ideia de negócio e começar a empreender requer que a pessoa se torne mais observadora. Portanto….

Vamos ser sinceros. Não tem como empreender sem ser estratégico. Seu negócio precisa ter um diferencial ou será apenas mais uma empresa que, provavelmente, quebrará no futuro. Não sou eu quem estou dizendo isso não, viu! São dados da pesquisa do IBGE (2013, 2014), alertando que em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos.

Então vamos combinar o seguinte, coloque as dicas dadas aqui em prática e me conte aqui no blog os seus resultados e como foi a sua experiência. Compartilhe com aquela pessoa que também quer empreender!

Espero ter ajudado! Venha empreender com paixão!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

flaviapaixaooficial

#Palestrante:#Gestão Estratégica|#marketingdigital Inovação|#Mentora |#Embaixadora Ibero- Americana de Jovens Empresários
Acesse meu site e youtube⬇️

Empreender com PAIXÃO
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for flaviapaixaooficial is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.

×